Vender online: 5 coisas que você precisa saber antes de começar

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Antes de tudo, de iniciar a caminhada no comércio eletrônico e vender online, existem algumas coisas que todos aqueles que desejam empreender deveriam saber – para começar de uma maneira mais segura, ajustar as expectativas e até mesmo evitar maiores decepções ao decorrer do grande percurso que é empreender no Brasil.

Confira nesse artigo quais são os 05 coisas que você precisa saber antes de começar a (pensar) em vender online!

Não escolha um nicho somente por paixão

Primeiramente, o ponto de partida sempre é a escolha de uma gama de produtos/nicho para começar.

E é certamente no primeiro ponto que muitas pessoas se perdem:

Por mais que seja seu sonho empreender e ser seu próprio chefe, é preciso colocar a razão sempre antes da emoção.

A escolha de nichos por paixão é um dos problemas que mais costuma quebrar negócios no começo – ou fadá-los ao fracasso antes mesmo de começar.

Sem conhecer seu público, você não vai a lugar nenhum

Mais do que saber se seu produto tem procura, é necessário que você saiba QUEM é o seu público: onde ele está, que redes sociais usa, quando e como usa, o que ele gosta, o que não gosta, quem considera ouvir para tomar decisões, como seria o seu cliente ideal.

Sem ter conhecimento do seu público, você não vai saber para quem comunicar, não vai chegar às pessoas certas e, dessa forma, não vai conseguir transformar todo o esforço da sua operação em vendas.

Estudar o mercado e seus concorrentes te impede de quebrar

Esse ponto está diretamente ligado ao anterior. Da mesma forma que entender o seu público é crucial para conseguir chegar até ele, você precisa entender como o mercado como um todo se comporta e o que seus concorrentes estão fazendo para poder adaptar as estratégias e entrar no jogo de forma competitiva. É como se, até esse momento, você estivesse praticando sozinho – e agora vai enfrentar oponentes reais.

São vários os casos de empreendedores que quebram por se fechar demais no mundo do seu negócio e esquecem que não estão sozinhos no mercado – e é justamente a concorrência que dita as regras do jogo.

Marketing não é gasto, é investimento

Se ninguém conhece a sua loja e a sua comunicação não chega até o público-alvo, como você espera que seu negócio seja sustentável?

Portanto, um dos maiores erros que qualquer empreendedor pode cometer é encarar o marketing do seu negócio – a divulgação em si – como mais um gasto da empresa e não como um investimento. É claro que, nos estágios iniciais, você não necessariamente terá valores expressivos para aplicar – e o ponto nem é esse. Mais importante do que ter o investimento em mãos é ter esse pensamento em mente.

Assim, com o desenrolar da sua caminhada, você naturalmente irá dedicar mais e mais recursos para proporcionar ao seu negócio o crescimento que ele merece.

O comprometimento é a cereja do bolo

Aqui, o direcionamento serve para qualquer um – quem está começando ou até mesmo quem já está no mercado de e-commerce há algum tempo. Não adianta ter um ótimo planejamento, investir em equipe, cursos e mais cursos se o mais importante não estiver na mesa: o comprometimento.

Você acredita no que está fazendo? Está realmente disposto e comprometido a passar por dificuldades no percurso e crescer aprendendo com elas? Se a resposta for sim, você já tem mais de metade do caminho andado para conseguir tornar a sua ideia em um negócio sustentável. Caso contrário, talvez o melhor caminho de fato seja procurar por outras alternativas e investir em um projeto em que realmente consiga se aplicar.

Atuar no comércio eletrônico pode ser um desafio, mas tendo em mente os cinco pontos que listamos acima, você com certeza terá mais facilidade para vender online e alcançar o sucesso em seu negócio!


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A Place2u é uma empresa especializada em acelerar empresas através do comércio eletrônico. Com mais de 453 clientes atendidos, já gerenciou mais de 15 milhões em vendas no ano. Nossa equipe é formada por especialistas em marketplace com anos de experiência em estratégia no varejo online.

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