1. Objetivo
O que é o código de cultura?
O “código de cultura” é um documento que a empresa usa para expressar em palavras aquilo que vivenciamos como cultura dentro da empresa no dia a dia, como nos comportamos, como deve ser nosso relacionamento com gestor, entre a equipe e com os clientes, como lidamos com situações adversas e qual deve ser a atitude daquele que realmente está dentro da cultura como um embaixador da mesma. Esperamos que este “código” sirva como um guia para todos nós e que nos direcione em cada uma de nossas atitudes
Cultura forte
Todas as empresas tem uma cultura, mas em sua maioria é uma cultura fraca ou quase inexistente, que ninguém entende e sabe explicar. A Place2u quer ir na contramão de todas demais empresas, queremos ter uma cultura forte, e que esteja clara para todos os que estão conosco e para aqueles que entrem para o nosso time. Quando a empresa tem uma cultura forte ela entende sua essência, de onde veio e qual sua meta, não há nada nebuloso, confuso, mas tudo é claro e transparente.
Nosso objetivo maior
- Conscientizar o empreendedor do que é o universo de vendas online.
- Ajudar a galera do offline a crescer no mercado online no Brasil.
- Contribuir para o crescimento do mercado online.
- Transformar a visão sobre o varejo online.
- Desmitificar o varejo online.
- Contribuir para aceleração do mercado digital em todo Brasil.
- Transformar o mercado digital através da educação e desenvolvimento.
Nossa missão
Capacitar pessoas e organizações para o varejo online
2. História da Empresa
Nossa história
Antes do Código de Cultura senta que lá vem história!
A história da Place2u começou muito antes dela ser uma empresa, por isso a ideia é vocês entenderem de onde viemos e a empresa que nos tornamos hoje. Acreditamos que todos aqueles que estão trabalhando na empresa tem se dedicado arduamente por um objetivo maior. Para você entender bem a origem da empresa, vamos te contar como tudo começou!
Nosso atual Diretor Executivo, David do Valle, sempre teve desejo de aprender e desenvolver as empresas na qual ele trabalhou, mas nem tudo o que as empresas faziam e como elas atuavam era como ele acreditava. Por meio de sua dedicação ele conseguiu fazer com que uma Distribuidora de Produtos de Informática na Baixada Santista saísse do zero para 300 mil reais de faturamento vendendo online de forma não organizada e integrada. Entendeu que ele conseguiria fazer isso ao ter seu próprio negócio que tivesse sua missão, visão e valores. Por isso, ele pediu demissão da empresa e foi em busca de seu sonho: abrir sua própria empresa.
Durante 2 anos, sua jornada foi solitária, mas com muito foco conquistou 3 clientes e nesse modelo de negócio cuidava dos setores das empresas (compras, implantação, gestão, SAC) Trabalhou com empresas de três regiões diferentes: Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Isso possibilitou que ele adquirisse uma vasta experiência, no entanto, infelizmente estava começando a não curtir jornada, uma vez que iniciava seu trabalho às 6h da manhã e em muitos dias finalizava seu trabalho às 2h da manhã. Foi então que ele teve a ideia de ‘compartilhar’ a ideia com outras pessoas a fim de poder construir um castelo. A pessoa que o David mais confiava para seguir essa jornada junto? Ricardo Gomes! Para isso ele precisava proporcionar uma estrutura a fim de ter o Ricardo nessa jornada com ele, e a primeira escolha que fez foi estar seguindo de perto a um dos maiores especialistas em Marketplace, Alex Moro da empresa “Efeito Empreendedor”. Além disso, por meio de uma oportunidade juntos, pôde ‘vender’ a viabilidade da ideia para que ele entendesse o negócio e investisse. Sentados após um evento na cidade de Marília-SP conversavam sobre essa ideia que foi demonstrada através de desenhos em um guardanapo, até que por fim a tão sonhada empresa nasceu!
Mas sempre com dificuldades na parte financeira, uma vez que a precificação dos serviços estava ainda incoerente ao serviço que era prestado. Devido a isso Alex Moro teve a ideia de apresentar a empresa Place2u para Bruno de Oliveira da empresa “E-commerce na prática” que em Fevereiro de 2020 também entrou para a sociedade ajudando com dicas de gestão e inserindo o Direto Executivo no Grupo de Negócios que hoje se chama Private Circle.
Através de muito aprendizado, execuções e networking a empresa cresceu e de uma equipe de 3 colaboradores para uma equipe de 30 colaboradores que nos ajudaram nesse processo.
Para conseguir chegar nesse patamar a empresa tinha que realizar alguns objetivos mínimos:
– Ter 30 clientes ativos
– Mudar de escritório
Para isso foi necessário firmar parceria com os Marketplaces
B2W e Amazon
A parceira com Bruno de Oliveira possibilitou que em menos de 3 meses esses objetivos fossem cumpridos. Para conseguirmos conquistar os objetivos da empresa e pessoais precisamos entender se de fato estamos dentro da cultura da empresa e para isso é necessário ler e entender completamente esse documento colocando em prática no dia a dia. Esse documento é um guia que ajudará seguir adiante conosco, sempre se desenvolvendo, curtindo o processo com muita lealdade aos colegas de trabalho. Toda nossa equipe atual foi a fonte de inspiração que fez possível identificarmos o nosso jeito de ser Place2u escrito na forma de um documento denominado “Código de Cultura”, através da sua participação e dos seus comportamentos foi possível ver de maneira muito clara que de fato temos uma cultura forte, e que este é apenas um grande início para uma jornada longa e brilhante.
Grandes marcos
Aumento faturamento
Escritório novo
Aumento da equipe
Faturamento
Diretores
David do Valle
30 anos, casado, pai de 2 filhas
Perfil: Executor Comunicador
Como já dizia Raul Seixas em sua música “metamorfose ambulante”: eu prefiro ser, essa metamorfose ambulante. Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo.
O David de 2019 é completamente diferente do David de 2021, que também será diferente amanhã. Eu curto construir opiniões e não tê-las formadas. Gosto de tomar a frente para ajudar as pessoas a construírem, mas gosto de dar minha opinião sobre as circunstâncias e de repente ter confrontos que mude ela.
Sou uma pessoa como todos os outros. Tenho várias emoções durante a jornada e curto muito esse processo. Me desenvolvi muito para todos nos chegarmos até aqui e meu objetivo como profissional é desenvolver o maior número de pessoas que eu puder. Nos tornar-nos referencia no que fazemos nunca esquecendo os valores que criamos
Hobbies: estudar, criar coisas novas, curtir a família, assistir cavaleiro dos zodíacos, viajar, curtir a vida.
Sonhos: construir um negócio sustentável e crescer todos que estão comigo nessa jornada.
Ricardo Gomes
36 anos, casado
Perfil: Planejador Analista
Uma coisa eu tenho como certeza, nada vale a pena se você não estiver feliz, me formei em eletricista pelo Senai e depois de ter começado a exercer a profissão me vi diante um problema, não estava feliz, tinha dois caminhos que eu poderia seguir, continuar fazendo o que fazia ou mudar totalmente a minha área, adivinha o que fiz…
Tenho uma grande certeza, todos fazemos parte de um propósito maior, tenho como virtude passar conhecimento, não só liderar, mas também participar do processo, acompanhar a evolução das pessoas, sou muito analítico e prezo sempre em entregar todas as demandas com qualidade e agilidade.
Hobbies: pescar, jogar games, andar de bike, conhecer locais novos
Sonhos: ver neve, fazer um cruzeiro, estudar cinema, dirigir alguma obra áudio visual.
Nossa visão
Tornar-se em 5 anos a maior referência em serviços para marketplace no varejo online.
3. Qual é a nossa cultura?
A visão da equipe
Os Auxiliares se reuniram e trouxeram propostas de mudanças e ações que impactam na cultura, e o que poderia ajudar a fortalecer ainda mais a mesma.
As Analistas da operação fizeram em conjunto 15 itens importantes que em sua visão faz parte da nossa cultura com exemplos do dia a dia.
Cada líder deu sua visão individual sobre a cultura, ações a serem implantadas para fortalecer ainda mais a cultura.
“Pedimos para 3 equipes da empresa criarem a cultura de uma empresa sólida que gostariam de trabalhar, sendo assim solicitamos para o time de auxiliares, os ganhadores do funcionário do mês e a liderança responderem algumas perguntas apresentando um material em documento para nos ajudar na criação da cultura da empresa”
O que nos move?
NOSSOS VALORES
Autodesenvolvimento
Assumir a responsabilidade pelo próprio processo evolutivo. Sendo assim, entender que toda e qualquer evolução depende exclusivamente de si próprio.
Transparência
Não escondemos ou omitimos fatos. Inclusive falamos e aprendemos com nossos erros. Se comunicar com clareza, sem duplo sentido, com foco em transmitir 100% da informação de forma integra sem qualquer obscuridade.
Curtir a jornada
Conseguir alcançar resultados é importante, porém, tão importante quanto é curtir o processo de aprendizado contínuo.
Comprometimento
Se comprometer com a empresa alinhado a cultura e expectativas de entregas para cliente. Sendo assim, ficou alinhado algo? Cumpra 100% do objetivo tentando entregar algo a mais.
Missão da liderança
- Diretor Executivo: planejar estratégias alinhadas com cultura e visão da empresa
- Diretor de Marketing: planejar e estruturar o posicionamento da marca no mercado através dos principais canais de comunicação.
- Diretor de Operações: destravar todas operações da empresa para que a meta global seja cumprida
- Gerente de Produtos: identificar oportunidades e melhorias para o produto, criando condições favoráveis ao sucesso
- Líder de Operações: inspirar a equipe e criar condições para que as metas da organização sejam atingidas
- Líder de Implantação/Apoio: assegurar a eficácia de todo processo de integração dos canais e garantir uma boa experiência do cliente
Missão da equipe
- Designer: simplificar as informações através de uma comunicação visual clara e atrativa, superando as expectativas do cliente interno e externo.
- Social Media: investigar os interesses do público-alvo e planejar ações de marketing utilizando estratégia e inteligência comercial.
- Analista de E-commerce: garantir a máxima performance do cliente através de uma analise minuciosa e ações estratégicas.
- Auxiliar de E-commerce: apoiar o analista de maneira eficiente através de ações estratégicas a fim potencializar os resultados do cliente.
- Auxiliar de implantação: realizar integração e padronização dos processos iniciais de maneira eficiente.
- Analista do Apoio: apoiar operação no atendimento das demandas visando a melhor experiencia do cliente.
- Analista Financeiro: garantir os recursos para a continuidade das operações e planejar estratégias para o crescimento sustentável.
- Analista Comercial: conhecer profundamente o cliente, mapear seu comportamento e oferecer soluções certeiras.
- Analista de Recursos Humanos: apoiar os gestores a motivar, desenvolver e engajar a equipe
- Assistente de Qualidade: garantir a satisfação do cliente e promover iniciativas para melhoria continua dos processos.
COMPORTAMENTOS
Por que estou aqui?
Senso de pertencimento: O ponto é o quanto você gostaria estar próximo de uma pessoa que não faz questão de estar com você, de compartilhar as coisas, de se comunicar quando necessário, de te dar o melhor dela. Por exemplo, se eu for na sua casa existem regras: a hora que acorda, que dorme, sobre barulho, como as pessoas se comunicam, sobre o papel de cada um em ajudar na casa (ex.: limpar), além disso existe o jeito que as pessoas vivem além das regras que eu chamo de ‘meio termo’, aquelas regras que são praticadas, porém que nem sempre foram ditas. Tem muito a ver com a sua escolha, depende de como você se permite fazer parte daquele ambiente (pertencer), o quanto você está de coração aberto para aquele ambiente com aquelas pessoas.
1º A empresa: a empresa propicia o ambiente.
2º Minha atitude: o colaborador responde à cultura existente na empresa praticando os valores no dia a dia sem feri-los.
3º Embaixador da cultura Place2u: o colaborador é reconhecido como alguém que absorveu os valores e os coloca em prática influenciando os demais de forma que ganha seu espaço como embaixador da cultura.
Senso de dono: Não necessariamente tem a ver com agir como dono da empresa, mas ser dono das suas tarefas, sempre buscando superar as expectativas, trazendo novidades, se qualificando até você chegar a dominar seu setor e por fim se tornar um especialista ou até mesmo um líder. É fazer acontecer, alguém que tem senso de dono entrega o melhor, sempre se esforça por ter o ‘a mais’ como tempero especial nas suas entregas.
Exemplos de atitudes:
• Operação: Buscar aprofundar seu conhecimento (webinar, universidade dos marketplaces, etc.) para aplicar na conta do cliente.
• Comercial: Buscar proativamente novos clientes, ser incansável nas maneiras de prospecção de clientes.
• Financeiro: Buscar oportunidades de redução de custos por meio de analisar projeções.
• Qualidade: Busca contínua nos indicadores e na construção de materiais.
• RH: Busca incessante de candidatos aderentes à cultura da empresa, melhorar cada vez mais a condução das entrevistas.
Estar na mesma frequência: Quando um time de futebol tem todos na mesma frequência se torna mais fácil o alcance dos títulos, todos, exatamente todos desde o goleiro, o meia, o centroavante, e o atacante são responsáveis pelo andamento da partida e por fim pelo resultado final. Se um deles não está na mesma frequência ou energia, a sintonia do time fica comprometida, requer um esforço mais intenso dos demais e isso pode até mesmo trazer desgaste físico, emocional, e por fim frustração em não alcançar o resultado pelo qual estiveram treinando e se dedicando longas horas, por dias, semanas, meses. Estar na mesma frequência significa que você está com a mesma vontade do fundador da empresa de fazer acontecer o negócio, que cada ação no seu dia a dia coopera conscientemente para o sucesso da empresa, que você compartilha e acredita na visão da empresa, e coloca sua energia nas tarefas que você desempenha porque você acredita que mesmo que sua parte seja uma parcela do todo, você fará esta parcela ser bem feita, você é incansável e busca sempre a maneira de alcançar o resultado, e elimina a possibilidade de isso não acontecer.
- Incansável em atingir a meta
- Dá ideias, aplica melhorias
- Se envolve nas discussões
- Busca sempre se atualizar
- Busca desafios e crescimento na empresa
- Apenas cumpre demandas
- Não participa das interações com o time
- Cumpre o horário sem consciência do que gera resultado
- Faz apenas o que ensinaram, não se atualiza
- Fica estagnado ou olha pra fora da empresa
Autodesenvolvimento
Realizar todos os treinamentos disponibilizados pela empresa.
• Buscar sempre se manter antenado nas atualidades de sua área e aplicar no seu dia a dia.
• Não se acomodar, melhorar sua performance na sua maneira de aplicar, sua maneira de analisar, seu processo de trabalho, seu ritmo de trabalho e qualidade da sua entrega.
• Participar ativamente em melhorias, e quando for lançado um desafio entregar o melhor no prazo proposto, é avaliado sua vontade e o quanto você é capaz de desenvolver seu conhecimento, em buscar, e acima de tudo em sua resiliência.
• Ter uma atitude desbravadora, pensar fora da caixa, buscar desenvolver sua capacidade de inovar.
Integridade
Ser transparente na relação com o gestor, caso houver algo pessoal a ser tratado buscar ele em primeira instância a fim de alinhar e receber orientação.
• Ser franco, claro e verdadeiro ao transmitir uma informação, evitar falar ou prometer algo incoerente de forma a trazer descrédito e dúvida ao cliente em relação à Place2u, à equipe ou aos gestores e decisões / estratégia dos mesmos.
• Evitar criar falsas expectativas no cliente, demonstrar sempre o cenário real, as informações e buscar sempre construir uma relação adequada com o mesmo.
• Ter uma comunicação clara, objetiva e sem melindres, precisamos que todos estejam no jogo.
Transparência
Não escondemos ou omitimos fatos. Inclusive falamos e aprendemos com nossos erros. Se comunicar com clareza, sem duplo sentido, com foco em transmitir 100% da informação de forma integra sem qualquer obscuridade.
Curtir a jornada
Participar ativamente das reuniões dando sua opinião, ideia, feedback.
• Participar dos eventos (ex.: café com gestor, roda de conversa e afins) de maneira positiva, aproveitando os momentos de interação e ter uma atitude aberta ao ouvir com atenção os demais e ao falar no momento certo.
• Ser capaz de imaginar soluções novas para problemas diários.
• Comemorar conquistas sejam individuais, de um setor ou de toda equipe, porém não ser orgulhoso ou arrogante.
• Ser movido por desafios.
• Aberto à mudança: às novas orientações, práticas, sistemas, cronogramas, etc.
• Ser automotivado, buscar por mudanças sem necessitar de estímulos, identificar as necessidades e antecipar os problemas.
Comprometimento
Se comprometer com a empresa alinhado a cultura e expectativas de entregas para cliente. Sendo assim, ficou alinhado algo? Cumpra 100% do objetivo tentando entregar algo a mais.
Compartilhar conhecimento sempre
A excelência vem da especialização contínua, sempre que você aprender ou descobrir algo novo, multiplique esse conhecimento para o bem comum.
• Esteja disposto a aprender e ensinar com humildade.
• Jamais monopolize o conhecimento em você ou no seu setor.
Use sempre o grupo “Novidades” no discord!
Travou, pede ajuda!
Evitar permanecer nos mesmos erros, peça sempre ajuda.
• Não ocultar nada, não temos a cultura do medo, ou de achar culpados, e sim de resolver o problema sem impactar o cliente.
• Temos a cultura do aprendizado, sendo assim, um problema é tratado como uma oportunidade de melhoria para que isso não ocorra novamente.
• Cada situação que houver, os envolvidos devem se reunir, identificar os gaps, e não os culpados, a fim de traçar iniciativas de melhorias do processo para que o caso não volte a ocorrer.
• Ninguém sabe tudo, sempre há algo a aprender. peça ajuda para a equipe, jamais atue de forma a colocar em descrédito a empresa e seus líderes.
• Seja humilde de admitir que não sabe e necessita de ajuda, esteja disposto a aprender.
Use sempre o grupo “Ajuda” no discord!
Relacionamento com a equipe
Ser solícito quando acionado por qualquer pessoa da equipe.
• Estar aberto às opiniões, feedback e direcionamentos.
• Ter a humildade de aprender de qualquer integrante da equipe.
• Não ser orgulhoso.
• Não menosprezar a nenhuma pessoa da equipe, mas entender que cada um tem seu papel.
• Incentivar a diversidade de ideias, opiniões e pontos de vista diferentes.
• Influenciar e desafiar positivamente o companheiro de trabalho (exemplo: contribuir no desenvolvimento do auxiliar para que ele se torne um futuro analista.)
• Deixar a via desimpedida para que todos possam te acessar.
Relacionamento com o gestor
Reconhecer a hierarquia e a autoridade que os gestores tem na empresa...
Reuniões
Gestão Participativa: reunião com toda a equipe a fim de falar sobre cenário da empresa (setores, estratégias, resultados, etc).
Reunião de resultado: reunião para acompanhar resultado operacional e traçar estratégias.
Check-in e check-out: acompanhamento da rotina operacional no início e na finalização da semana.
Reunião de alinhamento: para redirecionar alguma ação, acompanhar alguma demanda ou projeto específico.
Estamos no home office, mas gostamos de manter um contato muito próximo.
Reunião de feedback: temos a cultura do feedback! Sejam informais ou formais a cada 6 meses no ciclo da Avaliação de Desempenho, gostamos de direcionar, dar retorno do desempenho, ou até mesmo reconhecer e elogiar.
Feedback
Você já percebeu que nosso dia a dia está repleto de feedbacks? Sim, nós acreditamos que a comunicação clara aumenta mais nossa força como time e receber este presente (o feedback) nada mais é do que saber como estamos indo, qual direção devemos tomar, que tudo isso é uma oportunidade de melhoria.
Por isso queremos explicar como capturamos os feedbacks.
Feedback para a empresa: através da “Pesquisa de Felicidade” trimestralmente conseguimos extrair os feedbacks de todos da equipe sem exceção, a fim de saber no que estamos falhando, onde podemos melhorar, e quais oportunidades temos de prover um ambiente no qual você possa estar cada vez mais engajado com a nossa missão. Além disso a cada evento importante tentamos captar feedbacks por meio de formulários os quais chamamos de “Pesquisa de Satisfação” que enviamos após Gestão Participativa, Roda de conversa e Café com gestor para melhorar cada vez mais este momentos juntos.
Feedback para o RH: como o setor que atende tanto a liderança quanto a equipe, todas suas facetas também são avaliadas pela liderança e pela equipe através do formulário “Atendimento de RH” para ver se estamos num caminho adequado, tendo em vista sempre melhorar nosso papel como empresa que se preocupada com as pessoas.
Aqui todos recebemos feedback porque todos podemos ser melhores a cada dia!
Feedback para os diretores: prezamos pela humildade de ouvir e absorver feedback e aplicamos esse princípio iniciando pela diretoria como nosso modelo, temos a avaliação da liderança dos diretores por meio do formulário ”Avaliação do Diretor” da equipe para melhorar cada vez mais a condução da empresa.
Feedback para líderes: a liderança tem como um presente receber o feedback da equipe a fim de ter a visão de sua liderança e os pontos de oportunidades de melhorias por meio do formulário “Avaliação do Líder” Feedback para equipe: temos a “Avaliação de desempenho” semestral e os feedbacks individuais para demonstrar o caminho de cada um.
MAS ISSO NÃO É TUDO….
Buscamos que haja um ambiente sem melindres, e de total abertura para feedbacks, isso quer dizer que você pode receber feedback a qualquer momento que seja necessário de qualquer pessoa da equipe, assim como também dar feedback. Todos estamos aqui para nos tornar um equipe de alta performance e nessa jornada precisamos de pessoas que nos mostre nosso ponto cego e as oportunidades que temos de melhorias, não seria essa cultura do feedback um impulsionador para a melhoria contínua? Seguramente sim!
Encontros / Celebrações
Gostamos de festejar tudo:
- Chegada de novo colaborador
- Efetivação de estagiários
- Promoções
- Aniversariante do mês
- Aniversário de empresa
- Alcance de metas
E tudo o que conseguir virar festa e alegria!
Reconhecimentos
Funcionário do mês: avaliado o comportamento baseado nos valores e mantras da empresa, é feito por meio de votação da liderança e RH.
Almoço com diretores: tempo de descontração do colaborador com diretores.
Efetivação de estagiários: a partir as capacidade de absorção e avaliação do comportamento.
Promoções: a partir do desenvolvimento técnico e avaliação do comportamento
Por trás de cada grande profissional, há uma pessoa que precisa de cuidado!
E quando...
- Precisar trabalhar fora da cidade: Quando necessário trabalhar de outra localidade alinhar para o líder com 1 semana de antecedência.
- For solicitado para ir ao escritório: Deve ser avisado com no mínimo 24 horas para que o colaborador possa se programar previamente.
- Necessitar se ausentar durante a jornada de trabalho: Deve ser avisado com 24 horas de antecedência, em caso extremos de doença, morte familiar, entre outros, avisar de forma imediata para o gestor e antes de se afastar do trabalho organizar (ou repassar) as demandas prioritárias.
- Meritocracia: Toda promoção, ação (ex.: funcionário do mês, almoço com diretores),incentivo (de bonificação monetária, ou de viagens), será feita por meio de reconhecimento somente para as pessoas que cumpriram com os pré-requisitos e avaliações.
O que não toleramos
- Atrasos constantes, pois demonstra falta de comprometimento.
- Arrogância, aqui não temos lugar para estrelas e sim uma constelação brilhante.
- Que atitudes ou palavras negativas venham impactar internamente na equipe e desanime o coletivo.
- Que ninguém exponha a empresa ou a liderança externamente.
- Ignorar a hierarquia, todos devem aprender a reconhecer a posição da liderança
Em que se baseia nossa tomada de decisão?
- A regra se aplica de forma justa a todos, ainda quando em caso de exceções é considerado o coletivo e não o favorecimento de indivíduos.
- A decisão é alinhada entre pelo menos 2 ou 3 da liderança, para ter uma visão mais ampla de cada caso e uma decisão mais coerente.
- Acreditamos totalmente na cultura da empresa, ferir valores é uma falta grave ao nosso ver.
- Todas as decisões são previamente analisadas e validadas juntamente com o jurídico, contabilidade, sindicato e órgãos afins antes de serem transmitidas para o colaborador.
- Existem estudos previamente considerados antes da tomada de qualquer decisão, buscamos estudar cada caso com apoio de mentorias, mentores, cursos, livros, etc.