É extremamente importante que as empresas tenham como um dos principais objetivos a coleta e análise dos dados de forma inteligente. A análise de dados está cada vez mais presente nas organizações e tem um papel importantíssimo na tomada de decisões. Saber apresentá-los de forma eficaz, te ajudará a ter soluções mais assertivas.
Um estudo feito pela IDC (Data AGE 2025), prevê que mais de seis bilhões de consumidores irão interagir com dados todos os dias até 2025, representando 75% da população mundial.
Mas, você sabe o que são os dados? Dados são valores que atribuímos a algo, são fatos individuais, medidas ou estatísticas coletadas através da observação ou de uma medição, gerados o tempo todo em quantidade exponencial.
Por que os dados são tão importantes?
Em algum momento já vimos ou ouvimos a frase “dados são o novo petróleo”. Essa frase nos mostra que os dados são tão valiosos quanto o petróleo, e ter profissionais que saibam utiliza-los com certeza fará sua empresa ter uma grande vantagem competitiva.
É através deles que você terá os melhores KPI’s (Indicadores chave de desempenho), que te ajudará a tomar as melhores decisões e alavancar seu negócio.
Como fazer uma boa análise?
Fazer uma boa análise de dados não é apenas criar gráficos bonitos e ter planilhas com milhões de linhas. Isso também é, mas se você não souber quais informações são realmente valiosas para sua análise, de nada vai adiantar todos aqueles gráficos.
Os 4 passos para uma análise de dados inteligente:
1º Definir o problema do negócio
2º Coletar e tratar os dados
3º Fazer uma análise assertiva desses dados
4º Tomar uma decisão e realizar a ação
E quais as vantagens da análise de dados para seu e-commerce?
Uma análise de dados assertiva te ajudará a entender se o seu e-commerce está em crescimento, quais são os produtos mais vendidos, qual caminho o cliente faz até chegar na sua loja, quanto tempo ele passa navegando no seu e-commerce, dados que te possibilitem criar estratégias para aumentar as taxas de conversão, melhorar a experiência do cliente na loja e ter um crescimento exponencial das vendas.
Também permite que você se antecipe de acontecimentos futuros através de uma análise preditiva, entendendo o histórico dos seus dados e prevendo possíveis cenários, possibilitando prever padrões e tendências.
Principais ferramentas para análise de dados
Power BI:
Ferramenta desenvolvida pela Microsoft, capaz de tornar visual qualquer fonte de dados. Ela permite a integração de diferentes fontes, possibilitando criar dashboards dinâmicos de uma forma simples, dando uma visão 360º do seu negócio em um único painel. É uma ferramenta de baixo custo, podendo ser gratuita para algumas funções.
Data Studio:
Ferramenta gratuita, permite a integração de dados apenas de ferramentas do Google e é de fácil acesso. Permite criar dashboards dinâmicos e permite que seja compartilhado com mais facilidade.
Tableau:
Ferramenta muito conhecida quando se fala em análise de dados e dashboards, o Tableau permite integrar diversas fontes de dados, possibilitando criar dashboards de forma simples e muito intuitiva. Também possui a versão gratuita e paga.
Finalizo aqui, com essa frase que resume a importância dos dados em qualquer negócio:
“Sem dados você é apenas mais uma pessoa com uma opinião.” – W. Edwards Deming
Responsáveis por 60% das vendas online, os marketplaces definitivamente podem ser a chave para AUMENTAR o seu faturamento!
Saia do ZERO e aprenda a vender dentro dos maiores marketplaces do mercado!
🎁 CLIQUE AQUI e GANHE uma avaliação gratuita da sua conta de Seller.
Uma resposta
Ao olho nu conseguimos ter algumas percepções a cerca da realidade, mas ao analisarmos dados, conseguimos com maior precisão entender um todo.