O atendimento ao cliente é um dos temas mais importantes para o setor de vendas, sejam estas realizadas pela internet ou não. Todavia, para as relações online com os nossos clientes, devemos levar em conta alguns aspectos básicos, o que fará com que não venhamos a perder vendas, mas, pelo contrário, possamos aumentá-las cada vez mais.
Atendimento ao cliente no pós – venda
Esta é uma etapa de suma importância, já que é nela que poderemos verificar o nível de satisfação dos nossos clientes com a sua compra e, a partir desta coleta de informações, agirmos para sanar qualquer “ruído” nesta relação e garantir que este cliente possa realizar novas aquisições junto à nossa empresa. Ou ainda, certificar-se de que está tudo certo com o produto, o cliente está satisfeito e poderá inclusive recomendar nossa empresa a outras pessoas.
Comunicação eficaz
São diversas as formas de nos comunicarmos com os nossos clientes. Nos marketplaces, por exemplo, cada plataforma costuma disponibilizar um canal (geralmente via chat) para que as conversas entre vendedor e comprador ocorram ali mesmo dentro do sistema de marketplace, porém, nada impede que o empreendedor busque formas alternativas de comunicar-se com seu cliente, como por exemplo, um contato posterior à venda, via telefonema, questionando o nível de satisfação para com o produto, bem como colocando-se à disposição para futuras vendas.
Humanize o contato com o cliente
Geralmente as pessoas estão propensas a conversar com a empresa que acaba de realizar uma venda à ela, porém, a abordagem “automatizada” costuma afastar tal sentimento, já que quando iniciamos uma conversa e quem nos responde é apenas uma gravação por exemplo, passamos a não dar tanta atenção ao diálogo, portanto, busque “humanizar” o contato, não só falando de “gente pra gente” como também, aproveitando o momento de pós-venda para ativar novas ações, como por exemplo, o envio de um “bilhete”, agradecendo a preferência, colocando-se à disposição e oferecendo até mesmo um desconto em uma nova aquisição com o envio de um cupom junto ao pedido.
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2 respostas
O atendimento deve ser realizado da melhor maneira possível. Excelente conteúdo!