O Mercado Livre é um dos Marketplaces de maior sucesso atualmente. E isso deve-se também ao atendimento fornecido pela plataforma ao cliente, desde o momento da compra até a entrega, passando, evidentemente, cancelar uma compra, quando é o caso.
Fizemos um levantamento junto a plataforma (Mercado Livre) e trouxemos algumas informações sobre como deve-se proceder no caso de haver interesse em cancelar uma compra . Veja:
– Busque pela opção ” cancelar compra “:
No próprio menu da compra que deseja cancelar, clique na opção “ cancelar uma compra ” e dê seguimento.
Obs.: Não importando o motivo do cancelamento, o Mercado Livre garante que o reembolso total do valor pago será feito.
ATENÇÃO: Caso a opção “cancelar compra” não estiver aparecendo para você, clique em “preciso de ajuda” > “tenho um problema com o produto” > “quero cancelar a compra”.
Neste caso, é solicitado que você escreva uma mensagem, para que abra uma reclamação e cancele a compra.
Formas de cancelar uma compra
– Se o pacote não foi enviado: é feito o cancelamento da compra e reembolsado o valor total;
– Se o pacote já foi enviado: você deverá recusar a compra quando chegar em sua casa ou, se for o caso, não retirá-la nos Correios. Nesse caso, os Correios irão devolver o pacote para o remetente (vendedor) e o Mercado Livre vai te informar a data em que será feito o seu reembolso, ainda do valor total.
– Se você já recebeu a sua compra: poderá fazer uma devolução gratuita.
Devolução gratuita
Vá até a compra realizada e, no menu, clique na opção “Devolver grátis”. Será informado um código de devolução grátis (válido por 5 dias), para que possa enviar o produto de volta.
Obs.: Em algumas ocasiões, o Mercado Livre solicita que o cliente entre em contato com o vendedor antes de lhe informar um código. Para tanto, a plataforma oferece mecanismos de envio de mensagem ou ainda, em caso de não chegar-se a um acordo, a abertura de reclamação (a partir da compra em questão). Nesse caso não é gerado um código de devolução grátis, porém, o Mercado Livre continuará auxiliando o cliente para que possa enviar sua compra de volta.
Preparando o pacote para a devolução
– Certifique-se que o produto está nas mesmas condições em que recebeu, inclusive com os acessórios pertinentes;
– Guarde na embalagem original;
– Embale o produto, tomando o devido cuidado para produtos frágeis.
– Escreva o código de devolução no pacote;
– Entregue nos Correios ou Agência Mercado Livre.
OBS.: Em caso de compra de mais de uma unidade do mesmo produto, deve-se embalar e devolver todos os itens para que a devolução do seu dinheiro seja realizada.
Reembolso
O reembolso é feito 3 dias úteis depois que o produto chegar.
Fonte: Mercado Livre, em 06/04/2022.
Responsáveis por 60% das vendas online, os marketplaces definitivamente podem ser a chave para AUMENTAR o seu faturamento!
Saia do ZERO e aprenda a vender dentro dos maiores marketplaces do mercado!
🎁 CLIQUE AQUI e GANHE uma avaliação gratuita da sua conta de Seller.
5 respostas
Passo a passo muito bem explicado, excelente conteúdo!
XP
O Mercado Livre se preocupa muito com o cliente, muito bom isso!
Principalmente isso de devolução grátis..
Top demais!
A segurança de comprar num marketplace!!! Muito bem explicado o passo a passo.
Esse com certeza é um grande ponto que traz muita segurança para o comprador.