A estrutura da empresa é vital. Saiba nesse artigo como se consolidar e crescer
Olá, ávido(a) leitor(a) de nosso blog!
Hoje eu quero trazer uma temática que vai além de marketplace e vendas. Muitas vezes você pode ter se lançado ao jogo e começar um negócio sem conhecimento nenhum. Seja pela necessidade, oportunidade ou ideia.
Só que com o tempo, você vai crescer e o que era feito no começo simples não vai te ajudar a seguir adiante. As vezes você ficou estagnado justamente porque te faltava uma base. Você precisa ter uma estrutura, uma empresa não vai muito longe se não a posssuir.
Isso, base! Você tem que conhecer a estrutura da sua empresa.
Mas o que é estrutura empresarial?
É entender como sua empresa está organizada. Que setores são necessários? Como está dividida as responsabilidades e seus respectivos responsáveis. Quem responde pelo quê?
Que tipo de hierarquia vai fazer sentido? Horizontal, vertical?
É entender seu capital humano, departamentos e habilidades. Você tem ideia de tudo isso?
Mas além disso, tem algo que você precisa saber e pensar antes da estrutura organizacional! E isso é: Como é meu negócio? Qual é a minha proposta? Que problemas eu resolvo? Como faço isso? Esse é o plano de negócios! Você tem um?
Plano de Negócios
O plano de negócios te ajuda a planejar o que você pretende fazer. Entender clientes, concorrência, canais de venda, visão médio e longo prazo. Sem isso você com certeza está fadado ao fracasso. Por esse motivo, é de extrema importância não deixar isso passar.
Gestão eficiente
Um grande problema que acontece com muitos gestores é o fato de que muitos sabem levar a empresa, mas não possuem ideia de como ter todas as informações centralizadas, o que é realmente lucro e o que vai para a compra de matéria prima, pagamento de funcionários, etc.
Outra coisa muito importante é ter um ERP eficiente onde consiga centralizar estoque para que não haja “furos”, ou seja, venda algo que não possui mais e tenha que cancelar a venda nos marketplaces correndo, dessa forma, riscos até mesmo de cair na reputação. Se deseja entender esse universo perfeito, clica aqui.
Tem modelos mais efetivos e de fácil aplicação para você desenhar um plano de negócios de maneira rápida e eficiente e ele se chama: Business Model Canvas. Tem vários modelos na internet que te ajudam a montar esse plano de negócio e o bom é que ele é extremamente dinâmico. Ou seja, não tá dando certo? Já reavalia e corrige a rota!
Tendências tecnológicas e de mercado
Um grande erro que já fez empresas enormes fracassarem é não entenderem o que virá de tendência e não se adaptar às novas tecnologias e ações. Por isso, nunca deixe sua empresa parar no tempo. Acompanhe, estude e avalie a aplicabilidade. Tem itens que por mais simples que possam ser, fazem diferença no todo.
Investimento em marketing digital
Como todo mundo sabe: vende mais quem anuncia mais! Por isso, sempre separe uma verba para investir em anúncios. Tenha suas redes sociais, site, blogs sempre atualizados.
Atenção aos concorrentes
A gente sempre olha o concorrente como um adversário a se combater, mas não precisa ser apenas isso. Prestar atenção nas ações dos concorrentes ajudam a melhorar suas estratégias. Tem algo que chamamos no marketing de benchmarking.
Benchmarking é um processo onde você coleta todas informações possíveis das ações de concorrência e aplica as melhores práticas ao seu negócio, aperfeiçoando seu negócio. Lembrando que aqui o intuito não é copiar, é ter referências para criar algo voltado mais ao seu negócio.
Atenção aos seus clientes
Tem muitas ações que poderiam ser facilmente resolvidas se apenas e tão somente escutássemos o motivo do nosso negócio existir: o cliente!
O que ele tem te dito de negativo que pode ser melhorado? O que ele não te fala claramente com palavras, mas demonstra que não está o deixando feliz?
Tenha um canal aberto com os clientes para feedbacks e entenda como você pode melhorar para atendê-lo melhor e atender também aos clientes virão futuramente.
Não aprender com as falhas
Falhar faz parte do processo. Ninguém gosta, mas é vital para o aprendizado e crescimento. Não apenas do negócio, mas da vida! Por isso, ter humildade para aceitar o erro, ouvir sua equipe, mentores, parceiros te ajuda a melhorar seus planos e por consequência aumenta as chances de resultados melhores nas próximas tentativas.
Resumidamente, esses são os pontos principais a se atentar para que sua loja siga adiante em crescimento!
E aí, você tem algum a mais para acrescentar sobre como melhorar a estrutura de uma empresa? Compartilha com a gente!
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