Precificação de produtos e serviços – saiba como fazer agora mesmo!
A precificação de produtos e serviços inegavelmente é um dos pontos mais importantes da gestão financeira de um negócio.
De nada adianta ter um atendimento impecável, produtos e serviços da melhor qualidade mas com o preço errado: se forem altos demais, afastará potenciais clientes e fortalecerá a concorrência. Se forem muito baixos, irão impactar diretamente o caixa da sua empresa e gerar um efeito em cascata.
Quer entender como realizar a precificação da maneira correta no seu negócio? Então, continue lendo e confira as dicas que separamos para você!
O que é a precificação?
A precificação, antes de mais nada, é uma ciência exata. Não existe achismo, apenas uma análise profunda e detalhada de dados da sua empresa e dos valores praticados pelos seus concorrentes.
Enfim, ao encontrar o ponto de equilíbrio entre o que é lucrativo e atrativo aos consumidores, seus números passarão a ser mais saudáveis e você terá em mãos o valor ideal para precificar o que quer vender.
Como fazer a precificação?
O processo para realizar a precificação pode ser dividido dessa forma:
• Tenha em mãos o seu custo unitário
O ponto de partida para encontrar o preço ideal é ter em mãos o valor investido na compra do material básico (em caso de produtos) ou que serão utilizados no seu serviço. Essa será a primeira constante a ser considerada no processo.
• Identificar os custos base
Aqui, começa a fase de atenção. Todos os custos da sua operação devem ser levados em conta porque irão fazer parte ativamente da sua precificação. Aqui, entram:
- Contas em geral (luz, água, internet, etc.);
- Custos com embalagem;
- Pagamento de colaboradores;
- Impostos;
- Provisionamento;
- Serviços contratados;
- Etc.
Atenção especial para o item Provisionamento. Como o próprio nome já diz, são despesas que não terão uma finalidade imediata – servirão para que você se prepare para futuros investimentos e imprevistos futuros sem que seu fluxo de caixa seja afetado.
A saber, nesse ponto, entra também a depreciação de equipamentos e bens: considere que esses itens tem um determinado período de vida útil e precisarão ser substituídos e/ou que eventualidades acontecem.
A conta é simples: pegue o valor do produto e divida pelo período de meses aproximado de sua vida útil e você terá o custo aproximado de quanto deve separar mensalmente e adicionar ao seu provisionamento.
• Defina uma margem realista
Depois de ter em planilha todos os seus custos operacionais, chega a hora de estabelecer qual será a sua margem de lucro sobre cada item vendido. É importante que sejam valores realistas, permitindo um retorno satisfatório para a sua empresa (pensando sempre em seguir investindo parte desses valores na empresa para fins de expansão e melhoria). Essa margem também precisa estar diretamente de acordo com o próximo item, a Análise de Mercado.
• Analise o mercado
Você já sabe o valor mínimo que deve ser cobrado para cobrir suas despesas e atingir a margem de lucro estabelecida, certo?
Então, agora é a hora de realizar uma análise direta com os outros players do mercado em que você está inserido. Faça as seguintes perguntas:
- Como eles cobram?
- Seu valor está abaixo ou acima do praticado?
- É possível se manter competitivo nesse mercado, com esse produto?
Levando em conta as respostas para as questões, você poderá ajustar seus valores (diminuindo sua margem, por exemplo) ou identificando que a venda do produto não é viável (se a sua margem já estiver baixa e ainda assim seu valor não estiver competitivo no mercado em que está inserido). Uma coisa que primordialmente nenhum negócio pode fazer é ter um estoque parado de produtos que não se vendem.
• Conheça as particularidades das plataformas
A última dica para precificar é um ponto de atenção. Cada marketplace tem suas particularidades, seja em relação ao frete, comissionamento, etc. Tenha esses dados em mãos e certifique-se de fazer as adaptações necessárias para que os eventuais custos extras não saiam do seu bolso.
À primeira vista, o processo de precificação pode parecer complexo e assustador, mas lembre-se que é um dos pilares da saúde financeira do seu negócio!
Para ajudar você, separamos uma planilha de precificação exclusiva – para encontrar o valor ideal e precificar seus produtos e serviços como os melhores profissionais do ramo!
Precisando de uma consultoria que ajuda a alavancar sua loja? A Place2U tem serviços personalizados em consultoria e gestão em seus canais de vendas online, para saber mais, converse sem compromisso com um de nossos especialistas.
Responsáveis por 60% das vendas online, os marketplaces definitivamente podem ser a chave para AUMENTAR o seu faturamento!
Saia do ZERO e aprenda a vender dentro dos maiores marketplaces do mercado!
🎁 CLIQUE AQUI e GANHE uma avaliação gratuita da sua conta de Seller.
Uma resposta