No dia 15 de Setembro, é comemorado no Brasil o Dia do Cliente, uma das principais datas para o comércio, especialmente para o e-commerce. O principal objetivo é o de atrair novos consumidores para as marcas e fidelizar os que já são clientes, investindo ativamente nessa carteira.
Quer saber como aproveitar essa data para crescer seu negócio? Acompanhe as nossas dicas!
Estenda a data
O dia do cliente foi criado em 2003, por setembro ser considerado um mês fraco para o comércio, antecedendo o período agitado de fim de ano – que atualmente conta com a Black Friday, além do Natal. Muitas empresas utilizam a estratégia de, ao invés de apenas comemorar o Dia do Cliente, adotar o Mês do Cliente, onde setembro é recheado de promoções e descontos aos clientes.
Considere estender a data de acordo com as possibilidades do seu negócio – quanto mais produtos e categorias você oferecer, maior o período em que você pode diversificar promoções e descontos para a sua base de clientes!
O primeiro contato é importante…
Em períodos de descontos e promoções, muitas pessoas fazem seu primeiro contato e compras com as lojas. Dessa forma, é importante que a experiência seja a mais positiva possível – indo muito além de preços atrativos.
Invista num visual atrativo, facilidade de navegação, logística e contato com o consumidor, etc. Quem gosta, sempre volta!
…mas uma relação duradoura tem que ser cultivada
Ao mesmo tempo em que atrair novos clientes é extremamente importante, não se esqueça de cultivar uma boa relação também com quem já compra com você! Seja oferecendo descontos exclusivos, promoções para clientes antigos apenas, são várias as possibilidades. Fidelização de clientes cria relações longas, duradouras e são reflexo do sucesso de um negócio!
Estratégias
Agora você já conhece os pontos básicos sobre o dia do cliente e quer saber que estratégias adotar para chegar ao seu público, certo? Vem que a gente te ajuda!
Para novos clientes
- Invista em anúncios – e capriche no visual
Para fazer mais vendas, é preciso chegar até mais pessoas. E para que isso aconteça, não existe nenhum grande segredo: é preciso divulgar seus produtos/serviços. Seja buscando por conhecimento próprio ou contratando o serviço de profissionais, tenha em mente que essa divulgação não é um custo, mas um investimento necessário para que novos clientes conheçam você e o que tem para oferecer.
De toda forma, mais importante do que fazer anúncios, é fazer anúncios que performem e consigam fazer com que o público alvo o enxergue entre tantas opções – especialmente quanto ao visual. Lembre-se que a primeira impressão é a que fica, então capriche nas suas peças!
- Entregue mais do que o esperado
Aqui, o objetivo é surpreender para conquistar! Uma venda já é uma grande coisa, com toda a certeza, mas o Dia do Cliente se trata sobre fidelizar pessoas. Dessa forma, a fuga do lugar comum é a melhor forma de entrar nos corações e mentes e ser lembrado futuramente. Envie cupom de desconto para compras futuras, divulgue suas promoções de Black Friday, enfim: entregue mais do que o esperado e transforme consumidores em clientes!
Para já clientes
- O e-mail marketing é seu melhor amigo
Se você já tem um vínculo prévio com o cliente, é o momento de abusar do e-mail marketing. Abuse da personalização, do contato pessoal (tratar pelo nome, oferecendo itens relacionados aos que demonstraram interesse/comprados anteriormente). Alimentar a sua base de clientes é o primeiro passo para cultivá-la!
- Recompense clientes antigos com promoções exclusivas
Diretamente ligado com o anterior, vem as recompensas: Mande promoções exclusivas, divulgue novidades antecipadamente e disponibilize cupons limitados. Mostre que seu cliente é único e especial para você!
Nesse dia do cliente, que tal aumentar seu alcance e aproveitar os marketplaces para subir suas vendas?
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