Diferenças entre vender no Instagram e nos Marketplaces

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Saiba agora as diferenças entre Instagram e Marketplaces e implemente seu negócio para vender mais.

Vender, vender, vender. Essa é a meta de um negócio de varejo seja ele online ou físico. Porém com todos os acontecimentos atuais, sabemos que as vendas nos espaços físicos tiveram uma queda brusca e ainda estão passando por um longo processo de recuperação.

Contudo, as vendas online não apenas estão em constante crescimento como foram a salvação de muitos negócios nessa pandemia. Além disso, é um meio que já estava em desenvolvimento e que tem se consolidado e angariado cada vez mais pessoas que experimentaram esse canal de venda e já se sentem mais seguras para comprarem novamente.

Mas você entende a diferença das duas plataformas – Instagram x Marketplaces?

Vender no instagram e nos marketplaces não possui custo inicial a primeiro momento, você consegue disponibilizar as informações de seu produto gratuitamente em ambos.

O instagram é uma rede social que tem como foco imagens e vídeos. Pode ser um excelente canal para mostrar seus produtos, porém o foco central da ferramenta é ser uma rede de interação.

Já os marketplaces são shoppings virtuais, onde toda a estrutura é montada com o foco em vendas possuindo assim meios de pagamento seguro além de certificados que validem a procedência e segurança da plataforma onde se está vendendo.

Além disso, por ser um shopping virtual você encontrará uma série de pessoas que estão realmente interessadas em comprar determinado produto que buscam, o que facilita o processo de vender.

Então, resumidamente falando, o Instagram é o caminho inicial para um vendedor de uma pequena loja, já os marketplaces são ideais para qualquer tamanho de negócio, seja uma loja pequena, ou, uma grande potência.

Estrategicamente, você precisa avaliar que os dois canais são importantes e precisam estar inseridos no seu negócio. Primeiro porque no Instagram você vai interagir com pessoas em potencial que podem ou não possuir interesse de compra, segundo porque numa plataforma de marketplace tudo é pensado no comportamento do consumidor e disponibilizado para que o cliente tenha todas as informações e decida sua compra, por isso itens como título, descrição, características, frete e etc.

Mas como escolho o marketplace ideal para minha loja?

Não existe fórmula secreta que te ajude a entender em qual plataforma de e-commerce é indicada para você desenvolver sua loja. Mas você pode considerar trabalhar com várias, focando na implementação de cada uma.

– É importante entender se o marketplace que você deseja trabalhar tem bastante visibilidade e é conhecido por bastante gente que compra do seu segmento. Entender a reputação dele através de pesquisas pelo próprio Google, por exemplo.

Veja a experiência de compras e vendas nessa plataforma. Entre como consumidor, verifique como é a experiência dele como cliente. Como funciona a comunicação? Entrega? Soluções? E os sellers que vendem lá dentro? O que eles acham? Qual a experiência que eles possuem dentro dessa plataforma? Vale a pena? Esse é um item que precisa ser levado em conta na hora de escolher em qual marketplace sua loja deve estar.

– Confira como o marketplace desenvolve seu potencial de crescimento – entenda se essa plataforma tem uma área de capacitação para você aprender e vender mais com esse conhecimento aplicado, se possuem um canal para te ajudar. Veja como funciona logística, publicidade e por aí vai.

Conclusão

Entenda, que ter um instagram para fazer a parte institucional e humanizada de seu negócio é super importante. Que nesse canal você não apenas e tão somente utilize para mostrar e tentar vender seus produtos. Tenha um conteúdo estratégico, trabalhe bem a rede pois ela também é uma agregadora de vendas.

Mas, se seu intuito é vender bem em quantidade o marketplace é indispensável como canal de vendas, pois através dele sua loja cresce em reputação, reconhecimento e vendas.

Agora que você já descobriu as diferenças! Bora vender?


 

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Autor

Place2u

Place2u

A Place2u é uma empresa especializada em acelerar empresas através do comércio eletrônico. Com mais de 453 clientes atendidos, já gerenciou mais de 15 milhões em vendas no ano. Nossa equipe é formada por especialistas em marketplace com anos de experiência em estratégia no varejo online.

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