vender em um marketplace – Não dá pra negar que ultimamente (principalmente nesse mundo pandêmico em que estamos vivendo) termos como “marketplace”, “e-commerce”, “vendas online”, “venda digital”, “loja virtual”, entre outros, estão sendo cada vez mais ouvidos. Apesar de não ser nenhuma novidade, pois vendas online como um todo já acontecem há muito tempo, os números nos mostram que o crescimento nesse mercado está cada vez maior.
Afinal, o que é um marketplace?
Se traduzirmos ao pé da letra, é um mercado, um local de compras. Um marketplace é como se fosse um grande shopping online, de nicho ou não, onde várias lojas podem vender seus produtos. Também são chamados popularmente de “feirão virtual” ou “e-shopping”.
O que diferencia um marketplace de um e-commerce, que também é um local de compras?
O e-commerce é uma loja virtual única. Como se fosse uma loja de rua e não um centro de compras.
Mas então, é confiável ou não vender em um Marketplace?
E eu digo com todas as letras que SIM!
Do mesmo jeito que um cliente entra na americanas.com (que é um marketplace) e lê o atual slogan: “tem tudo o que você quer, quando você quer”, o vendedor que entra no mundo dos marketplaces também conta com essa afirmação.
Imagina encontrar todas as funcionalidades para você começar a vender online sem o investimento e preocupação que você teria com um e-commerce?
– Visibilidade e exposição
Os grandes marketplaces como Mercado Livre, Americanas, Amazon, etc, já têm sua marca consolidada no mercado, investem muito em tráfego e recebem um fluxo absurdamente alto de pessoas navegando em seus sites 24h por dia. Além disso, vender seu produto através dessas grandes marcas, você ganha:
– Credibilidade
Pois o comprador online entende que se a sua loja está alocada dentro do marketplace, é porque de certa forma vocês são parceiros. O cliente pode não te conhecer (ainda), mas com certeza já viu diversas propagandas ou ouviu alguém dizer que comprou algo num desses marketplaces citados acima. Você ainda pega carona no marketing trabalhado desses sites.
– Transações seguras
As transações, ou seja, o pagamento feito pelos clientes para a sua loja, é feito diretamente pelo marketplace que depois repassa o valor para sua conta, de forma totalmente segura.
E sabe quanto você investe para começar a vender num marketplace? NADA!
Você já deve ter ouvido falar das taxas de anúncio, ou comissões do marketplace. O valor que você paga para ter todas essas vantagens descritas acima e tantas outras (que vão ser explicadas em outro post) é uma taxa calculada em cima do preço anunciado. Taxas que podem variar de 8% a 30%, dependendo do marketplace ou do tipo de anúncio. Ou seja, você não precisa investir nada pois só paga DEPOIS que vender o seu produto.
Com tudo que foi explicado, você ainda tem dúvidas se é confiável ou não estar em um marketplace? Está esperando o que para começar a vender?
Se você gosta desse tipo de conteúdo, nos acompanhe nas nossas redes sociais e fique por dentro desse universo das vendas online!
Responsáveis por 60% das vendas online, os marketplaces definitivamente podem ser a chave para AUMENTAR o seu faturamento!
Saia do ZERO e aprenda a vender dentro dos maiores marketplaces do mercado!
🎁 CLIQUE AQUI e GANHE uma avaliação gratuita da sua conta de Seller.
Uma resposta
Excelente texto, muito bom para quem tem dúvidas sobre o assunto.
Parabéns