Marketplace x Loja Virtual: qual a diferença?

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No mundo moderno, a expansão digital dos negócios cresce dia após dia – especialmente em tempos de pandemia, onde os negócios físicos vem sendo muito afetados.

De tal forma que quando vão partir para o meio online, muitos empreendedores ficam na dúvida:

Loja Virtual x Marketplace – investir numa loja virtual ou anunciar em marketplaces? Qual é o mais vantajoso para o meu negócio?

Conheça as principais características desses dois canais de venda, suas diferenças e saiba como aplicar a estratégia que melhor se aplica ao seu negócio!

Loja Virtual x Marketplace 

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Para melhor visualizar as diferenças entre loja virtual e marketplace, pensemos no seguinte: as lojas virtuais são como lojas particulares – lojas independentes – enquanto os marketplaces são como os shoppings.

O funcionamento de uma loja virtual é de total responsabilidade dos seus donos – a estrutura, o marketing do negócio, o layout da vitrine, etc. Contudo, já nos marketplaces, as lojas pagam uma comissão para usufruir da estrutura e da visibilidade do shopping – incluindo as ações de marketing.

No entanto, cada um deles apresenta suas vantagens e desvantagens, dependendo do momento do em que seu negócio se encontra. 

Vantagens do Marketplace

 

Menor investimento

Por já contar com toda uma estrutura pronta, o marketplace exige um menor investimento – e dor de cabeça – para que você comece a fazer as suas vendas.

Tecnologia do marketplace

Aqui, também é extremamente vantajoso contar com todas as soluções de tecnologia oferecidas pelas plataformas, desde suporte técnico e auxílio nos processos de logística quanto nas questões de pagamento. Desse modo, as vendas são muito facilitadas nos marketplaces!

Visibilidade

Por estar dentro de um shopping virtual, as chances dos seus produtos serem relacionados com outros e vistos por potenciais compradores é enorme!

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Vantagens da Loja Virtual

 

Maior controle

Por ser 100% sua operação, é possível ter um maior controle sobre promoções, preços e descontos, visto que não existem taxas da plataforma (como comissões, por exemplo).  Na loja virtual, você é quem manda!

Personalização

Ao mesmo tempo em que os inúmeros anúncios do marketplace podem ser benéficos aos usuários, dificultam a construção de uma identidade para o seu negócio. Dessa forma, uma das vantagens da loja virtual é a personalização completa, trabalhando uma identidade visual e o seu branding.

Público Segmentado

Com um investimento em anúncios, é possível atrair um público melhor segmentado e explorar o nicho em que você se encontra inserido, possibilitando dessa forma um maior sucesso nas conversões e transformando sua loja em uma verdadeira máquina de vendas!

Uma consideração importante: quando se fala em quem está começando no meio digital, os marketplaces costumam ser mais indicados para a criar uma operação na internet e consolidá-la antes de partir para uma loja virtual. De toda forma, cabe a você analisar o seu tipo de negócio e qual solução o atende melhor – quem sabe, até as duas juntas! 

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