Ano novo, regras novas. O ano de 2022 se inicia e junto com ele chega também as novas regras para os vendedores do Mercado livre, especificamente para os que trabalham com o Fulfillment (que é o serviço de armazenagem da plataforma). Nesse serviço o vendedor fica isento da armazenagem e o manuseio do produto após a venda e o Mercado livre fica responsável por todas essas etapas.

E quais serão essas novas regras? Antes de falar um pouquinho sobre elas, eu quero deixar uma frase para que você que está preocupado reflita um pouco: “nas adversidades que surgem as oportunidades”. 

As novas regras no FULL

Logo em Janeiro – especificamente no dia 6 – o Mercado Livre extinguirá o benefício da tarifa diferenciada para o vendedor que disponibiliza frete grátis em seus produtos. Mesmo com o frete grátis a tarifa seguirá na mesma modalidade dos demais produtos.

Já a partir do dia 1 de Fevereiro será cobrado o valor de R$72,00 por m³ pelo serviço de coleta (que é quando a transportadora vai até a sua empresa e retira produtos).

E no dia 1 de Março começará a ser cobrado um valor por armazenagem, que seria a taxa para que seu produto esteja no CD do Mercado Livre, e todas as unidades que estiverem no Full ate essa data, serão obrigadas a pagar também (produtos que se enquadram na modalidade mercado ficarão isentas dessa taxa).

painel do full no mercado livre

O Mercado livre também lançou uma atualização em sua plataforma, trazendo um painel detalhado de todos os produtos que estão no Full, onde o vendedor tem a possibilidade de controlar os seguintes pontos:

– Produtos fora de vendas;
– Produtos sem vendas nos últimos 30 dias;
– Com tempo de estoque acima de 2 meses;
– Produtos que excedem a projeção de vendas;
– Insuficiente para cobrir a programação de vendas.

Com essas informações será mais fácil entender e controlar tudo que acontece em seu estoque armazenado no Full.

Mudanças sempre irão acontecer, o ponto é como você pode se beneficiar com elas. Com a popularidade do Fulfillment, muitos vendedores acabaram optando pela modalidade, aumentando o volume de produtos armazenados. Uma hora ou outra essa mudança chegaria, pois dificilmente o Mercado Livre iria abrir o Full para atender a toda essa demanda.

Com o aumento da adesão, a concorrência dentro do Full ficou maior, e com essa mudança permanecerão somente os vendedores que possuem um bom estoque, que consigam reposição rápida e produtos com giro alto. Poderia colocar o preço como um ponto, mas creio que isso não é algo importante, dado que mesmo com um valor acima dos demais concorrentes, a exposição e a agilidade na entrega irão quebrar essa objeção.

Assista ao vídeo abaixo entenda melhor sobre essas mudanças. E se você quer ficar por dentro do que acontece no mercado digital, nos acompanhe nas nossas redes sociais!

Responsáveis por 60% das vendas online, os marketplaces definitivamente podem ser a chave para AUMENTAR o seu faturamento!

Saia do ZERO e aprenda a vender dentro dos maiores marketplaces do mercado!

🎁 CLIQUE AQUI e GANHE uma avaliação gratuita da sua conta de Seller.

Respostas de 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Antes de você ir,

tenho um PRESENTE pra você

Descubra o preço ideal para seus produtos com nossa planilha de precificação gratuita

Planilha de precificação

Quantos funcionários tem na sua empresa?(obrigatório)
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.