Estratégias para a Black Friday no varejo online

Estratégias para a Black Friday

Estamos cada vez mais próximos da data mais esperada para os consumidores e lojistas. Dia 26 de novembro teremos a Black Friday aqui no Brasil e se você quer aproveitar este momento pra vender muito, leia até o final para pegar algumas dicas de estratégias para a Black Friday 2021.

Uma pesquisa da Linx Digital mostra que em 2020 o e-commerce teve um crescimento de 62% na Black Week e e de 32% na Black Friday propriamente dita.
Como estes números só vem crescendo nos últimos anos, tudo indica que neste 2021 será maior ainda.

Para aproveitar essa onda você precisa planejar uma boa estratégia e não depender necessariamente da competição por “menor preço”. Trabalhe para agregar valor e se destacar, pois os clientes já estão mais propensos a comprar nesta época do ano. Pensando nisso, separamos algumas dicas para lhe ajudar:

Conheça seus clientes

É fundamental você saber com quem está falando. Faça uma pesquisa de categorias mais acessadas dentro do seu nicho, produtos que estão em alta e o que você tem em estoque para alcançar este publico.

Tenha profundidade de estoque

Este não é o momento de investir em variedades, e sim de trabalhar o estoque dos itens que você tem margem para se destacar. Virá uma onda enorme de tráfego e você precisa estar preparado para atender esta demanda se quiser faturar.

Prepare a sua equipe de SAC e logística

Será uma semana turbulenta e fora da rotina de vendas, haverão mais pedidos que o normal e consequentemente mais clientes para atender tanto no pré como no pós-venda. E claro, não adianta nada toda uma estratégia se não conseguir entregar, portanto a logística tem que estar 100% alinhada com o atendimento para seguir um processo fluido e evitar reclamações.

Defina suas metas

Não trabalhe no escuro! Defina metas e acompanhe os indicadores que vão te ajudar a crescer o seu negócio. Se pergunte:
– Quanto você quer faturar neste mês, semana e dia de black friday?
– Qual o seu objetivo neste evento? aumentar o volume de vendas, queimar estoque ou lucrar mais?
Tenha isso bem claro para medir os resultados depois e saber se conseguiu atingir.

Aplique as estratégias nos seus anúncios

Identifique os seus produtos coringa e trabalhe bem os anúncios para se destacar frente aos concorrentes.
– Faça uma boa pesquisa de palavras-chave para o seu titulo
– Trabalhe bem as imagens para despertar o desejo no cliente
– Preencha a ficha técnica com os principais benefícios e palavras-chave
– Use o espaço da descrição para promover o seu produto e matar todas as objeções do cliente
– Por fim, o preço não é tudo mas na black o desconto chama a atenção. Portanto utilize as campanhas de cada canal como estratégia de marketing.

Não durma no ponto e coloque todas essas estratégias para a Black Friday em pratica agora pra você acelerar neste fim de ano e curtir as festas com o bolso cheio.

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Autor

Marcos Alberto

Marcos Alberto

Atualmente como Gerente de Produtos na Place2U, empresa referência em gestão e consultoria de Marketplaces no país. Marcos Alberto é graduado em Engenharia da Computação e MBA em Marketing, já atua no mercado de E-commerce e Marketplaces desde 2016.

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