Acredito que este seja um dos maiores desafios da empresa: a seleção de pessoal . É uma expectativa para ambos os lados. Por um lado, temos o candidato cheio de sonhos e expectativas na empresa o qual ele está se candidatando, e por outro lado, temos a empresa buscando aqueles que farão a diferença e cooperarão para que ela siga crescendo.
Como fazer que ambas expectativas sejam satisfeitas? Este é o grande desafio, no final de tudo, se trata de uma aposta, de uma tentativa por dar certo, igual a um relacionamento (seja qual for o âmbito), se espera que seja bom e duradouro.
Mas como aumentar a possibilidade de que dê certo? Desenhando bem o processo seletivo a fim de que aumente sua efetividade. Já se entende pelo nome que é uma seleção, o mercado de trabalho está repleto de profissionais, com suas habilidades, características, pontos fortes e marcantes.
É muito comentado de que o mercado de trabalho está bem disputado, mas da perspectiva da empresa a pergunta que sempre fazemos é: onde estão os bons profissionais?
Antigamente o bom profissional era aquele que tinha uma capacidade técnica acima da média, e em certo ponto hoje isso ainda continua sendo importante, mas não tão importante quanto o seu caráter. Muitas empresas tem mudado sua estratégia, preferindo contratar uma pessoa cujos valores são aderentes aos da empresa, com um comportamento adequado e que saiba trabalhar em equipe do que meramente dotados de conhecimentos que não sabem trabalhar em equipe e que por fim, causam muitos problemas dentro da empresa.
No entanto, como identificar o perfil da pessoa e ver se ela tem as características que precisamos para a seleção de pessoal comportamentais que precisamos ?
1º Entenda qual o perfil comportamental: é necessário entender quais as características que você não abre mão em um candidato, e aquelas que você precisa para suprir uma necessidade em especial. Olhe a equipe, entenda os perfis que estão na empresa, entenda o perfil da liderança.
2º Desenhe as etapas do processo seletivo: é importante determinar quantas entrevistas terão, se haverá dinâmica ou testes, faça um combinado com o líder sobre como será a condução da entrevista ou disponibilize um roteiro que servirá como guia.
3º Aplique teste comportamental: hoje em dia existem diversos testes comportamentais que ajudam a ter mais clareza do perfil. Além disso as entrevistas focadas na parte comportamental ajudam bastante, trazendo situações do dia a dia procurando entender como foi a vivência em empresas anteriores, tudo isso ajuda a entender e montar o quebra-cabeça.
Se necessário faça mais de uma entrevista, envolva mais líderes, quanto mais visões para avaliação do candidato, menos possibilidade de erro. No que se trata de pessoas, é um universo complexo, existem métodos, existe o uso do feeling, mas no final de tudo trata-se de uma aposta, de conseguir identificar e encontrar pessoas que possam somar com o time.
Depois de efetivamente realizada a seleção de pessoal e após isso a contratação, o período de experiência segue sendo um tempo de analisar e avaliar se a contratação foi efetiva, pequenos comportamentos podem reforçar a percepção inicial ou dar indícios de problemas futuros, é claro que tudo requer coerência, tempo de maturação, etc.
Mas no que se refere à comportamento, é importante corrigir inicialmente os gaps e dar direcionamentos, e também entender se a escolha do novo funcionário foi feita de maneira adequada!
Responsáveis por 60% das vendas online, os marketplaces definitivamente podem ser a chave para AUMENTAR o seu faturamento!
Saia do ZERO e aprenda a vender dentro dos maiores marketplaces do mercado!
🎁 CLIQUE AQUI e GANHE uma avaliação gratuita da sua conta de Seller.
8 respostas
Muito bom, conteúdo de extrema relevância ….
Conteúdo Top! Muito bom saber como é feito nos “bastidores” para a seleção das pessoas
Excelente tema! O que mais tem é “fenômeno” desempregado por falta de habilidades comportamentais. Afinal, a parte técnica é fácil de ensinar, agora o comportamental vem de cada um.
Concordo com o novo modelo de contratação das empresas. É muito mais fácil treinar técnicas e habilidades do que moldar o funcionário aos valores e cultura da empresa. Muito bom o conteúdo do texto e a forma que foi abordado!!
Excelente conteúdo, as técnicas vem melhorando a cada dia para agregar cada vez mais na assertividade da contratação.
Conteúdo excelente! Hoje em dia é muito importante identificar se o candidato tem fit cultural com a empresa, levando assim uma contratação mais assertiva. Lembrando que uma cultura forte e colaboradores que estão dentro da mesma é um fator de suma importância para o sucesso de qualquer organização.
Realmente treinar habilidades é mais simples, do que tentar mudar o caráter das pessoas, faz total sentido que seja feito dessa maneira.
Parabéns pelo conteúdo, antigamente as empresas focavam muito em o candidato ter faculdade e um ensino melhor, mas sabemos que mais importante que isso é entender se o candidato tem o perfil ideal para a empresa, é muito difícil o papel do RH, como está na postagem é uma aposta, como nos relacionamentos, não tem como saber como vai ser!