A garantia do produto é um diferencial na venda?

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É claro que a garantia de um produto ou serviço é de suma importância para o consumidor e, na verdade é inimaginável que exista qualquer tipo de negócio hoje em dia que não ofereça garantia, até porque ela já é prevista legalmente pelo Código de Defesa do Consumidor.

Vamos entender por exemplo, quais os tipos de garantias previstas:

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– GARANTIA LEGAL

Este tipo de garantia é prevista e oferece 30 (trinta) dias de cobertura para os bens não duráveis e 90 (noventa) dias para os duráveis, podendo ser “estendido”, já que existem defeitos que só aparecem com determinado tempo de uso do produto, conhecido como “vício oculto”, fazendo com que a garantia passe a contar, geralmente, a partir da apresentação do defeito. A garantia legal diz respeito à manifestação do cliente, logo que perceba algum defeito na compra, devendo estar aparente, sendo de fácil detecção.

– GARANTIA CONTRATUAL

Esse tipo de garantia não é obrigatória, porém, massivamente oferecida pelos fabricantes, fornecedores e vendedores para bens duráveis, como carros, geladeiras, televisores, entre outros, sendo decidido o prazo pela própria empresa.

Bem, já verificamos as garantias mais utilizadas no mercado e que quase 100% dos lojistas oferecem de maneira padronizada, seja por força de lei, no caso da garantia legal, seja por hábitos sociais, no caso da contratual. Um terceiro tipo de garantia vem sendo bastante utilizado e deve ser conhecido pelo empreendedor, ainda que não seja oferecido ao cliente, já que no caso de aceitação por parte do mesmo, geralmente essa garantia será paga pelo próprio comprador:

– GARANTIA ESTENDIDA

Nos casos de compras realizadas fora de um estabelecimento comercial, ou seja, as compras online, por exemplo, a lei prevê o prazo de 7 (sete) dias para desistência por parte do consumidor, o que é realizado com bastante competência por parte dos Marketplaces.

Mas como a garantia pode ser um diferencial na venda, se todos os tipos de garantia são basicamente utilizados por todos os vendedores? Bem, existem casos onde a garantia passa a ser algo bem atrativo ao cliente, tornando esses produtos referências no mercado.

Se o seu produto é de extrema qualidade e vai de fato oferecer ao cliente aquilo que é proposto, não é algo intangível, oferecer a ele a possibilidade de reembolso no caso de não “gostar” do bem adquirido. E isso vai além das garantias, já que neste caso, não é necessário que o produto apresente nenhum tipo de defeito, bastando apenas a percepção do cliente. É o bom e velho: “sua satisfação ou seu dinheiro de volta”.

Temos um exemplo clássico: Danone Activia. Quem não lembra do comercial onde a empresa oferecia a regularidade intestinal devido ao uso do Iogurte ou o reembolso do cliente. A estratégia fez o produto explodir em vendas na época!

Portanto, avalie a possibilidade de tal estratégia, mas para que isso seja possível, é necessário, repito, que haja total confiança em seu produto, confiança essa que será transmitida no caso, ao comprador.

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Autor

Cristovão Menezes

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