Para alguns produtos, a embalagem chega a ser tão importante quanto o próprio item comportado por ela, ao passo que se imaginarmos um sem o outro, a perda de valor e o desinteresse do público seriam inevitáveis.
A embalagem tem uma importância visual incrível, além de sua função fundamental de efetivamente proteger o produto de agentes externos e de contaminações, o que no caso de alimentos, por exemplo, é primordial à conservação dos itens.
Sobre sua importância relacionada às vendas, no que se refere à atrair a atenção do público, as embalagens exercem de maneira incontestável essa função, já que podem aumentar exponencialmente o interesse dos clientes e por consequência, as vendas propriamente ditas.
As embalagens exercem ainda uma outra função, que é a de proteção do item durante o processo de entrega ao seu comprador, já que quando realizadas as vendas via e-commerce e/ou Marketplace, esta é uma das mais importantes etapas do negócio, garantindo que o produto seja entregue intactamente, atendendo às expectativas de seu comprador.
Agora que verificamos a importância da embalagem em todas as etapas do produto, ou seja, desde a produção até a venda, passando pela entrega e, ainda por vezes na utilização do produto, vamos lembrar de alguns exemplos de embalagens tão importantes que marcaram para sempre:
– Coca – Cola
A garrafa da Coca-Cola é uma das embalagens mais icônicas de todas, já que foi desenhada e produzida para ser original e inconfundível, ao passo que mesmo quebrada, ainda assim seria possível saber que se tratavam de cacos de vidro de uma garrafa de Coca-Cola. Para as bebidas como refrigerantes e cervejas, inclusive, a questão da embalagem é bastante salientada, já que há quem diga que o sabor é diferente no caso de embalagens de vidro se comparadas com as de plástico.
– Pringles
É inevitável olharmos para um tubo de batatas e não associarmos à marca “Pringles”. Criada para ser diferente das demais embalagens concorrentes e chamar atenção na loja, o tubo de Pringles oferece ao produto a vantagem de ser embalado sem a necessidade de ter o seu interior cheio de ar, como acontece com outras batatas.
– Leite Moça
O leite condensado mais famoso do Brasil, já teve uma embalagem que chamou muita atenção do público, aquela em que a lata tinha uma “cintura”, fazendo alusão à própria Moça desenhada no rótulo. A propósito, o leite condensado foi lançado no Brasil em 1890 com o nome de “Milkmaid”, porém popularizou-se como “o leite condensado moça”, já que desde sempre trouxe tal figura. Após algum tempo a própria Nestlé adotou o nome.
Finalizando nosso conteúdo com relação às embalagens, deixamos agora algumas dicas de como embalar os seus itens para o envio ao seu cliente, já que esta é uma etapa primordial nas vendas online, sendo em muitos casos o único contato que existirá entre vendedor e cliente.
CUIDADO COM PRODUTOS FRÁGEIS
Sempre que necessário, é importante sinalizar na parte externa do pacote que o produto é frágil, e, internamente, envolve-lo em plástico bolha e preencher os espaços faltantes com bolas de papel, isopor ou sacos de ar.
PRODUTOS CORTANTES
Alguns itens podem danificar as embalagens, tendo em vista o seu formato pontiagudo e cortante por vezes. Dê uma maior atenção à proteção destas regiões, e, envolva com plástico bolha os itens.
LÍQUIDOS
Reforce a proteção para que não haja vazamentos. Utilize filme plástico e lacre muito bem as embalagens.
Leia também as dicas do Mercado Livre com relação ao envio dos itens em embalagens adequadas.
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3 respostas
Esse é um assunto de grande importância que muitas vezes se passa despercebido.