Como precificar um produto da maneira correta: Planilha Gratuita!

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Se você é um vendedor online, sabe que precificar seus produtos de maneira correta é essencial para o sucesso do seu negócio.

Afinal, se o preço for muito alto, você pode afastar potenciais clientes. Por outro lado, se for muito baixo, pode acabar tendo prejuízos.

Mas como encontrar o preço ideal para seus produtos em plataformas de vendas online, como o Mercado Livre?

Neste artigo, vamos mostrar a maneira correta de precificar seus produtos e trazer algumas dicas valiosas para que você possa alcançar o sucesso nas vendas!

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A Importância da Precificação

Antes de tudo, é importante entender que a precificação é um fator crítico para o sucesso do seu negócio.  

Afinal, se você não precificar seus produtos corretamente, pode acabar perdendo clientes para a concorrência ou tendo prejuízos.

Sendo assim, a precificação adequada é fundamental para garantir a rentabilidade do seu negócio e, ao mesmo tempo, oferecer um preço justo aos seus clientes. 

Além disso, a precificação também pode ser usada como uma estratégia de marketing para atrair mais clientes e aumentar suas vendas.

Como precificar seus produtos corretamente

Agora que já contextualizamos a importância da precificação, vamos mostrar como encontrar o preço ideal para seus produtos em plataformas de vendas online.

mulher fazendo precificação

1. Analise a concorrência

Essa é uma das primeiras coisas que você deve fazer. Observe como 5 dos seus principais concorrentes estão precificando os mesmos produtos que você cogita oferecer e tente encontrar uma média de preços que faça sentido para o seu negócio.

2. Considere todos os custos

Outro fator importante na precificação é considerar os custos envolvidos na produção e venda do produto, como: custos do produto, impostos, custos operacionais, frete e taxas da plataforma de vendas online.

3. Leve em conta a demanda

Na hora de precificar, considere a demanda no sentido de: Se o produto é muito procurado, você pode aumentar um pouco o preço. Por outro lado, se a demanda é baixa, pode ser necessário reduzir o preço para atrair mais clientes.

4. Ofereça promoções

Oferecer promoções também pode ser uma estratégia interessante para aumentar suas vendas. Você pode oferecer descontos temporários ou criar pacotes com vários kits de produtos para incentivar os clientes a comprarem mais, aumentando assim o ticket médio.

Exemplo: como precificar um fone de ouvido?

Para ilustrar melhor esse processo, vamos supor que você queira vender um fone de ouvido no Mercado Livre.

Primeiramente, faça uma pesquisa de mercado e verifique que seus concorrentes estão vendendo fones de ouvido similares por volta de R$114,00. 

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Além disso, verifique a demanda pelo produto e perceba se há muitos compradores em busca de fones de ouvido!

Com essas informações em mãos, você pode definir um preço competitivo para o seu produto, como, por exemplo, R$110,00.

No entanto, lembre-se das taxas cobradas pela plataforma que, para fones de ouvido no Mercado Livre, é de 13% para Anúncios Clássicos e 18% para Anúncios Premium.

É importante destacar que a categoria Premium difere do anúncio Clássico, por oferecer a possibilidade de parcelar a compra em até 12x sem juros!

Agora, consideraremos a questão do frete. Mas antes disso, lembre-se de embalar adequadamente o produto e considerar o peso e as dimensões, pois isso impacta diretamente no valor.

Supondo que o envio do nosso fone de ouvido pese menos de 300g após já estar embalado, que o envio seja feito da região sul/sudeste e a sua reputação esteja verde no Mercado Livre, o frete será de R$ 18,95.

Sendo assim, ao vender o fone por R$110, consideraremos como custos os seguintes valores e variáveis:

  • Custo do produto (R$40);
  • Taxa de comissão (13 ou 18%);
  • Custo de envio (R$18,95);
  • Impostos (5,50%);
  • Custos Operacionais (7%).
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Assim, o seu lucro líquido (L.L), neste cenário, seria de aproximadamente 16-21%, conforme o tipo de anúncio escolhido, como mostrado acima. 

DICA BÔNUS

Inicialmente, precifique o seu produto sempre acima do menor preço de venda possível.

Aqui consideramos o L.L de 10% como mínimo aceitável:

  • No Premium, o preço mínimo seria de R$99;
  • Já no Clássico, seria R$ 92.
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Dessa maneira, você poderá aproveitar as vantagens oferecidas na Central de Promoções de forma estratégica e sem sair no prejuízo!

Conclusão

Precificar seus produtos corretamente é fundamental para o sucesso do seu negócio em plataformas de vendas online como o Mercado Livre.

Analisar a concorrência, considerar os custos e levar em conta a demanda são alguns dos fatores que devem ser considerados na hora de precificar seus produtos.

Além disso, oferecer um bom atendimento ao cliente, investir em boas fotos e descrições dos produtos e manter-se atualizado sobre as tendências do mercado são outras práticas que podem ajudá-lo a alcançar o sucesso nas vendas online.

Com essas dicas, eu garanto que você estará no caminho certo para alcançar seus objetivos como vendedor online!

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Autor

Carolina Noya

Carolina Noya

Me chamo Carolina Noya e sou Social Media da Place2U! Apaixonada pelo mundo do Marketing Digital e Comunicação, tenho formação em Administração de Empresas e acredito firmemente que o sucesso vem da combinação de conhecimento, estratégia, criação de conexões e geração de valor ao cliente.

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