A busca por uma oportunidade de trabalho diante de um mercado tão concorrido e que vem se tornando cada vez mais exigente, requer preparação por parte dos candidatos e também por parte dos recrutadores, se tornando um desafio para ambos os lados. O processo seletivo é um momento de muita expectativa e ansiedade, para muitos é até mesmo um momento de muita tensão. Por um lado, o recrutador deseja encontrar a pessoa ideal para a posição em aberto, e por outro o candidato como uma pessoa com todas suas qualidades, competências e fragilidades, busca esta oportunidade.
Isso requer um cuidado por parte da empresa com cada candidato, desde o contato inicial, entrevista e retorno, que iremos desenvolver mais abaixo:
Processo seletivo
1- Convite para a entrevista: algumas pessoas quando são contatadas para entrevistas, estão trabalhando, por isso é importante perguntar se ela pode falar no momento, explicar detalhadamente sobre a vaga, e ao agendar a entrevista, informar horário e local. Se existir a flexibilidade por parte da empresa para horários e o candidato perguntar se pode ser em certo horário, não seja tão rígido se houver esta possibilidade por parte da empresa.
2- Se preparar para a entrevista: como o candidato se prepara, os que entrevistarão também precisam se preparar. Ler o currículo previamente, saber o nome de cada candidato, gestor e RH devem alinhar como será a entrevista para que ela seja conduzida de uma forma adequada e não desorganizada, pois se o candidato notar alguma despreparação pode até trazer desanimo por querer entrar na empresa. Lembrando que este é o primeiro contato com o candidato, e como dizem, “a primeira imagem é a que fica” – olhando do lado positivo como uma experiência marcante e inspiradora, ou do lado negativo como uma frustração e desânimo.
É importante evitar atrasos na entrevista. Já vivi momentos onde o candidato teve de ficar esperando até 1h pela sua entrevista, é uma falta de respeito com aquele que chega no horário combinado. Por isso o agendamento por parte do RH deve prever estes atrasos, agendar um tempo adequado para cada candidato a fim de diminuir a possibilidade de atrasos, e caso aconteça algo fora do controle, comunicar com antecedência.
3- Entrevista: receber a pessoa com cordialidade, deixando-a bem à vontade, fazer um bate papo bem leve, identificando os pontos dos quais se faz necessário para entender o perfil do candidato, o quanto tem a ver com a posição em aberto; mas também não deixar de identificar nela potencial para outras posições (mesmo que esta posição não esteja aberta), pois toda entrevista com um bom candidato pode ser interessante para vagas futuras por exemplo, então não deixe de aproveitar esse momento da entrevista. Caso perceber que há certa apreensão ou nervoso, o que é muito normal, descontrair um pouco a conversa ajudará na abertura desse candidato.
Entenda que somos seres humanos
Evitar momentos constrangedores, como por exemplo demonstrar que a pessoa não tem experiência para aquela vaga, depreciar ela, ou fazer perguntas muito pessoais e íntimas que podem deixar a pessoa desconcertada. Você acredita que isso não é possível? Mas é. Uma experiência vivida foi de chegar ao ponto do recrutador fazer perguntas de itens que estava claro que não tinha sido vivenciados, e até chegar ao ponto de fazer confessar com a boca de que não era capaz para aquela posição, uma atitude horrível.
Outro aspecto importante a ter atenção é que a empresa não precisa demonstrar ar de superioridade, isso muitas vezes é praticado por recrutadores que se colocam como analisadores, o que deixa um clima pesado para o candidato que por si só está numa posição de quem está de fato sendo avaliado para uma aprovação. Ao invés disso, o recrutador precisa propiciar um clima agradável, demonstrar interesse a abertura, estimulando o candidato a dar seu melhor naquela entrevista.
4- Retorno da entrevista: é um ato de respeito dar retorno da entrevista, seja ele positivo ou não. Embora pareça algo normal de ser feito, muitas empresas não dão esta atenção e o candidato fica na expectativa.
A prática de perguntas e respostas, de um clima hostil, de entrevistas rígidas ficou no passado, agora a melhor prática é um bom bate papo conduzido de forma fluída a fim de extrair o melhor de cada candidato.
Alguns podem se perguntar “por que todo esse cuidado?” Jamais podemos esquecer que por trás do candidato há sonhos, há aspirações, há uma pessoa, não podemos tratar as pessoas como números e sim como pessoas que merecem respeito. Por isso, esse contato que pode ser o início de uma relação futura de colaborador x empresa, deve ser feito da melhor maneira, com atenção aos detalhes para ser duradoura e saudável.
Responsáveis por 60% das vendas online, os marketplaces definitivamente podem ser a chave para AUMENTAR o seu faturamento!
Saia do ZERO e aprenda a vender dentro dos maiores marketplaces do mercado!
🎁 CLIQUE AQUI e GANHE uma avaliação gratuita da sua conta de Seller.
3 respostas
A maioria das empresas não se dão ao trabalho de dar um retorno para o candidato que não foi selecionado para a próxima fase, e quando isso acontece o candidato passa a ter outra visão por aquela empresa, ela mostra que se preocupa com as pessoas deixa uma marca positiva em quem passa por essa experiência!
Dos dois lados tem que se ter um preparo, nunca tinha pensado no outro lado.