Você já ouviu falar em “arquitetura de escolha”? Basicamente, trata do “incentivo” que pode ser dado para influenciar uma decisão, levando em conta a maneira como as opções são apresentadas.
Tal matéria, traduzido para o inglês “nudge” (empurrão), tem a ideia de tornar a escolha do indivíduo o mais fácil possível. Isso pode ser feito diminuindo o número de opções que o cliente tem e, tornando a escolha algo simples de se fazer.
Como exemplo, podemos mencionar a “segmentação”, que ajuda o varejista a focar os seus esforços em determinado público, que em teoria, é mais propenso a realizar a compra.
Você já percebeu que quando pesquisa sobre determinado assunto, após isso, o celular passa a te “oferecer” ofertas relacionadas ao tema que foi pesquisado? São os cookies atuando.
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Algumas experiências sobre o tema da arquitetura de escolha ganharam fama, como por exemplo, aquela onde o governo, interessado em que as pessoas utilizassem mais as escadas convencionais, já que haviam aglomerações nas escadas rolantes, pintaram os degraus para lembrarem o teclado de um piano. As pessoas passaram a ir pelas escadas convencionais, já que era “mais divertido”.
Já parou para pensar porque determinados produtos estão nas prateleiras de cima no mercado e outras nas de baixo? Basicamente, a apresentação dos produtos em uma “altura aos olhos” facilita o interesse do cliente. Para produtos direcionados às crianças por exemplo, os produtos em destaque estariam em uma altura menor.
Utilize arquitetura de escolha no marketplace
Nos marketplaces, as estratégias da arquitetura de escolha devem ser utilizadas. Como abordamos em postagem passada “Como impulsionar as vendas no Marketplace” , o item da EXPOSIÇÃO DO PRODUTO está diretamente ligada à arquitetura de escolha, mas não só a imagem do produto. Os preços e condições de pagamento também podem ganhar destaque e auxiliar a escolha pelo seu item, mostrando por exemplo que o produto pode ser parcelado, já que visualizando um valor compatível com sua renda (que seria o valor da parcela), o cliente pode considerar a compra com maior notabilidade.
Mais exemplos de “Nudge”:
– Produtos em exposição no caixa, na hora do pagamento;
– “Próximo episódio em segundos…” da Netflix;
– “Recomendados para você”;
– “Quem comprou este produto também comprou…”
Vários podem ser os “empurrões” que podem ser dados ao cliente no momento da compra, e, um dos maiores é a facilidade na compra. Quanto menos o cliente tiver que “clicar” para finalizar a compra, melhor! Mas lembre-se, os incentivos devem estimular a compra e não enganar o cliente.
Responsáveis por 60% das vendas online, os marketplaces definitivamente podem ser a chave para AUMENTAR o seu faturamento!
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Uma resposta
Não só pensar em agradar o algoritmo do marketplace para ter relevância, mas também em facilitar a escolha do seu cliente, após ele ter chegado no seu anúncio, assim garantindo muitas vendas.