Como impulsionar as vendas no Marketplace

impulsionando vendas

Os Marketplaces são excelentes plataformas de vendas, e, disso já sabemos, tendo em vista que são ambientes onde os lojistas podem expor seus produtos/serviços aos clientes, contando com diversos benefícios oferecidos pelos Marketplaces, como por exemplo o da própria exposição em mecanismos de busca e, geralmente trabalhando com o CPA (Custo por Aquisição) onde o lojista repassa valor ao gestor do Marketplace somente quando há venda.

Como impulsionar as vendas nos marketplaces?

Mas de que maneira você que já está presente em um Marketplace, ou que está prestes a debutar neste tipo de negócio, pode impulsionar as suas vendas? Bom, são várias as estratégias para que isso ocorra e, uma boa consultoria talvez seja a principal delas, te ajudando e muito a aumentar o faturamento.

Aqui seguem algumas dicas: 

fotografando produto

– CUIDE DA EXPOSIÇÃO DO PRODUTO: Se para o consumidor, ter diversos lojistas oferecendo o mesmo produto é algo positivo, para o lojista torna-se um desafio e uma boa e básica dica é melhorar ao máximo a apresentação do seu produto.

Utilize imagem de alta definição: quanto mais imagens mostrando todos os pontos do seu produto melhor;

Faça uma descrição que abranja todas as características do item que está vendendo: hoje em dia os consumidores pesquisam bastante e são muito criteriosos, deixando de comprar um item que atenda à sua necessidade pelo simples fato de na descrição isso não ficar claro. Um exemplo disso seria o comprador estar buscando um refil para seu filtro de água, mas na descrição do produto não diz qual o modelo para que ele veja se é compatível.

– CATEGORIZAÇÃO DE ITENS: Por muitas vezes as pesquisas feitas pelos consumidores são através de filtros, portanto não esqueça de realizar a categorização dos itens vendidos pela sua empresa, já que se ignorado, os seus produtos não aparecerão quando feitas buscas utilizando essa ferramenta.

– PREÇO: Esse é um item que “nunca sai de moda”. Apesar de não ser o único fator analisado pelo consumidor, é claro que é e sempre será um fator de grande relevância, já que não faz sentido pagar muito mais caro em um produto exatamente igual a outro que tenha um preço menor. Tente – levando em conta todos os outros fatores, como por exemplo a imagem e o frete – definir um preço justo e competitivo, ancorando-se nos valores existentes no mercado e aos quais você concorre. 

– TENHA O FRETE COMO PRIORIDADE: Quando compra-se pela internet, um dos principais fatores decisivos é o tempo que esse produto vai demorar para chegar até as mãos do consumidor. Muitas vezes o cliente está mais interessado no valor e tempo de entrega do que no valor do produto – desde que esse não seja tão discrepante, é claro – principalmente quando se trata do mesmo produto sendo vendido por diferentes lojistas.

Tente oferecer frete grátis sempre que possível. Atenda ao prazo que estabelecer para a entrega e NUNCA ultrapasse o prazo, se possível entregue antes ou no máximo o cumpra. ATENÇÃO: Não confirme a entrega se caso essa não tenha de fato ocorrido somente para atender o prazo no sistema do Marketplace, esse é um erro grave e você sofrerá punições.

– COLOQUE-SE NO LUGAR DO COMPRADOR: Essa talvez seja a melhor de todas as dicas. Todos nós realizamos compras pela internet e, variavelmente por Marketplaces (Mercado Livre, Amazon, Americanas, etc), então não é tão difícil lembrar da experiência de quando você pega o seu celular e pesquisa por algum produto que tenha interesse e os motivos que o levam a escolher entre um vendedor ou outro. Geralmente vão ser fatores como Valor (preço do produto); Entrega (prazo de entrega/frete); Marketplace (plataforma que está divulgando o produto, é confiável? Conhecida?). Poderíamos assim criar uma sigla para “guiar” esse pensamento de definição de compra: VEM (Valor Entrega Marketplace)

Coloque as dicas em prática 

Aplique essas dicas e veja suas vendas sendo impulsionadas! E lembre-se, quanto mais satisfeitos seus clientes ficarem, mais chances de voltarem a comprar no Marketplace e, procurarem a sua marca/empresa, já que a experiência foi bem sucedida. E claro que isso aumenta as chances de avaliarem bem a experiência de compra junto ao sistema, o que irá colaborar para que sua empresa se destaque na plataforma.

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Autor

Cristovão Menezes

Cristovão Menezes

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