B2B e B2C: entenda e venda cada vez mais

B2B e B2C

B2B e B2C

Você já ouviu falar em B2B e B2C no mundo dos negócios? Como já vimos aqui no blog em uma outra publicação, existem diversos termos no marketing, que por muitas vezes não são prontamente entendidos por todos os envolvidos nas transações mercadológicas, todavia, é importante que saibamos os seus significados, para que possamos sempre tomar decisões baseados no conhecimento.

Bem, com relação aos termos citados neste texto (B2B e B2C), vamos esclarecer os seus significados, buscando ainda compreender qual a melhor maneira de atuar diante de um cenário e do outro.

b2b

B2B – “Business to Business”

B2B é uma “sigla” para algo como: “Negócio para Negócio” ou ainda “Empresa para Empresa”. Significa, como as próprias traduções já sugerem, que a negociação é realizada entre empresas, ou seja, o produto/serviço não é vendido a um cliente (pessoa física).

Tal modelo de negócio é de fácil entendimento, bastando que tragamos alguns exemplos como a fábrica de determinado tipo de parafuso, que negocia seus produtos com montadoras de veículos, ou ainda, a indústria negociando a matéria prima para a produção de itens.

Nesse tipo de negociação, o que leva-se em conta, principalmente pela parte que está adquirindo o produto, costuma ser objetivo como preço, prazo de entrega e atendimento de sua necessidade, bem como a garantia de um estoque que atenda a empresa, já que é uma decisão bem técnica, tendo em vista que o item escolhido provavelmente irá compor o produto que a empresa até então compradora passará a comercializar com o cliente final (pessoa física, provavelmente).

b2c

B2C – “Business to Consumer”

Tratando-se da venda para a “pessoa física”, ou seja, o consumidor final, fica fácil supormos agora sobre o significado da sigla B2C, não é mesmo?

Bem, se de um lado temos as vendas de empresas para empresas, do outro temos as empresas vendendo para as pessoas, ou, o consumidor final, como tratamos acima.

Neste caso, não só as siglas se diferem, como as estratégias de venda, já que agora deveremos levar em conta outros aspectos que façam com que o cliente escolha o seu produto em detrimento de outros. Preço, prazo e estoque ainda são levados em conta, claro, porém, as percepções do indivíduo (inclusive as emotivas) também terão grande importância.

Levando em conta os conceitos de B2B e B2C, podemos aplicá-los dentro dos Marketplaces, já que se pensarmos no “Dropshipping”, por exemplo, acontece neste tipo de negócio, um B2B, antes que o B2C seja executado. E claro que nas vendas mais comuns dentro dos Marketplaces, onde os clientes fazem as buscas e compram, é o B2C que acontece!

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Cristovão Menezes

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