Calcular preço – como precificar sem ficar no prejuízo

calcular preço

calcular preço – Pensando em todas as obrigações que um gestor de negócios tem durante sua jornada, existe a boa compra de um produto, pois isso garante a venda. Mas antes mesmo de falarmos de comprar o produto para vender, vamos primeiro te ensinar o passo a passo de como  calcular o preço do seu produto de forma eficaz, pois isso te ajudará a efetuar a compra dos seus produtos, pagar todo custo operacional, custos variáveis e até mesmo ter lucro.

Para isso abra uma planilha em Excel e vamos juntos aprender algumas etapas da precificação assertiva para vender seus produtos dentro do Mercado Livre.

como calcular o preço de um produto

Como calcular o preço a margem de contribuição

Para calcular uma margem de contribuição vamos pensar em 2 cenários, o cenário em que você está começando um negócio e não tem noção nenhuma de financeiro e o cenário em que você já tem uma loja física, distribuidora, importadora ou indústria que fornece ao mercado algum produto.

O primeiro cenário
é um cenário inicial onde você precisa trabalhar com metas e não realizar nenhuma retirada, pois tudo tem um começo e todo começo é árduo.
No primeiro passo – pensando que você não está faturando nada – iremos mapear os seguinte custos, colocando metas de crescimento para conseguirmos separar uma margem para pagar o custo operacional conforme for aumentando o faturamento.

* Lembrando que no caso de quem está começando a vender de casa é necessário considerar os custos operacionais, como se você estivesse em uma empresa, pois sua casa também gera custos fixos. *

Iremos usar uma fórmula que eu aplico nos negócios:
– Para cada 1000 reais faturados 10% do custo operacional (Divisão dos custos de casa)
– Para cada 10.000,00 faturados 20% do custo operacional  (Divisão dos custos de casa)
– Para cada 30.000,00 faturados 25% do custo operacional  (Divisão dos custos de casa)
– Para cada 50.000,00 faturados 35% do custo operacional  (Divisão dos custos de casa)

Os custos que temos no início de negócio são:
– Transporte para buscar o produto: R$ 100,00
– Custo de embalagem do produto: nesse primeiro momento iremos calcular ele como um custo em reais variável.

Atingindo uma meta de R$1.000,00 em faturamento, já podemos começar a fazer uma distribuição de custos quando se está trabalhando em casa:
– Internet 10%: R$170,00 * 10% = R$17,00
– Aluguel 10%: R$800,00 * 10% = R$ 80,00
– Água 10%: R$50,00 * 10% = R$5,00

Totalizando R$ 102,00 de custo fixo. Sua margem de contribuição é 10,20%

No momento que você começar a faturar R$10.000,00, deve cobrar 20% do faturamento em % para conseguir contribuir com as contas da empresa (no caso, da casa). Sendo assim, ficaria dessa forma:
– Internet 20%: R$170,00 * 20% = R$34,00
– Aluguel 20%: R$800,00 * 20% = R$ 160,00
– Água 20%: R$50,00 * 20% = R$10,00

Totalizando R$ 204,00 de custo fixo. Sua margem de contribuição é 2,04%

No momento que você começar a faturar R$30.000,00, deve cobrar 25% do faturamento em % para conseguir contribuir com as contas da empresa (no caso, da casa). Sendo assim, ficaria dessa forma:
– Internet 25%: R$170,00 * 25% = R$42,50
– Aluguel 25%: R$800,00 * 25% = R$ 200,00
– Água 25%: R$50,00 * 25% = R$12,50

Totalizando R$ 255,00 de custo fixo. Sua margem de contribuição é 0,85%

No momento que você começar a faturar R$50.000,00, deve cobrar 25% do faturamento em % para conseguir contribuir com as contas da empresa (no caso, da casa). Sendo assim, ficaria dessa forma:
– Internet 35%: R$170,00 * 35% = R$59,50
– Aluguel 35%: R$800,00 * 35% = R$ 280,00
– Água 35%: R$50,00 * 35% = R$17,50

Totalizando R$ 357,00 de custo fixo. Sua margem de contribuição é 0,71%

Assim que você estiver faturando acima de 50 mil reais, é necessário que você implemente a margem de contribuição 100% pensando em já ter um local próprio para seu negócio:

Aluguel: R$800,00
Internet: R$170,00
Água: R$50,00
Luz: R$170,00
Advogado: R$500,00
Material de escritório: R$300,00
Embalagens: R$600,00.

Pensando que a margem de contribuição – que é a soma de todos os custos acima – ficou em R$2.590,00, se você fatura 50 mil, em % sua margem de contribuição é de 5,18%, então cada venda deve contribuir em 5,18% do total para pagar a conta acima, entendeu?

Devemos colocar esses custos com metas de faturamento logo no início do negócio pois é importante para duas coisas:
– Gerarmos caixa;
– Ter a percepção dos custos que virão quando a empresa começar a crescer.

como calcular o preço do produto

Para que serve a geração de caixa?

Primeiro vamos entender uma coisa bem importante:
Receita – Despesas = Saldo. Se for saldo positivo = Geração de caixa.
Receita – Despesas = Saldo. Se for saldo negativo = Redução de caixa.

Após o caixa gerado o que vamos fazer com ele?

– Pagar impostos;
– Fazer reinvestimento em estoque (Aqui que você cresce ou quebra);
– Fazer investimentos (Aqui que você cresce);
– Fazer contingências;
– Realizar retiradas;
– Lucro da empresa.

Por que ter a percepção de custos é importante?

Imagine que você está começando a crescer e chega em um patamar de 50 mil reais e percebe que existe a importância de mudar para um ponto físico que não seja sua casa, pois seu marido ou sua mulher já estão de saco cheio de tanta caixa de produtos dentro de casa ou até mesmo começou a criar insetos e começou a mofar as paredes de sua casa, então você precisa mudar urgentemente.

Mas no momento que você olha o caixa da empresa, percebe que está bem abaixo do que esperava e acha que os canais de marketplace estão te roubando, quando na verdade você quem calculou errado, pois queria sempre estar ganhando em preço até que sua margem caiu para 2%, mas para conseguir se mudar e conseguir custear a margem de contribuição necessita de no mínimo 7% de margem de lucro.

Por isso você precisa começar vendendo no MercadoLivre calculando duas coisas: Geração de caixa e percepção de custos.
Conforme você for crescendo, vai aumentando o % de participação do custo operacional de casa para começando a criar caixa e montar sua empresa.

Mas pode ser que seu caso não seja esse primeiro cenário, como ficaria então?

como calcular o preço de um produto

O segundo cenário é um cenário onde você já tem uma empresa e necessita acrescentar alguns custos operacionais iniciais, e somente quando atingir a meta de faturamento, colocar os marketplaces como um centro de custo, pois conforme você for crescendo o centro de custo de lucratividade, você vai absorvendo aos poucos outros custos:

Custo 100% de embalagem: R$200,00 (100%)
Custo de 30% do colaborador: R$1800 * 30% = R$540
Custo de 30% de aluguel: R$2000,00 * 30% = R$600,00
Custo de 100% de Sistema: R$99,00
Custo de 100% de material de escritório: R$200,00

Você já vai iniciar com um custo fixo do centro de custo de marketplace de R$1.639,00, lembrando que sua operação já existe e na real a operação consegue se pagar, mas é importante iniciar com um custo, já que você tem o produto e uma empresa estruturada necessariamente você precisa projetar esses custos que virão a longo prazo fazendo duas coisas: Caixa + Percepção de custos.

Sendo assim, conforme você for crescendo o centro de custo da sua operação, vai se pagando por integral. O problema da maioria das indústrias é colocar a mesma margem de contribuição da empresa como um todo para um projeto que está começando. Para todo crescimento existe um investimento. Então se faz necessário investir primeiro para depois colocar os custos operacionais completos.

Pensando que você tem um faturamento de 60 mil reais, sua margem de contribuição nesse caso será: 2,73%

Agora que já conseguimos entender como funciona os custos fixos/margem de contribuição, vamos para o próximo passo.

E fique tranquilo, ao final deste post disponibilizaremos uma planilha de precificação gratuita!

Descobrindo os custos variáveis

Você pensou que parou por aí? Mas é claro que não! A vida do empreendedor é focada em cálculo. Como já entendemos como funciona os custos fixos, sabemos que para conseguir pagar as contas é necessário sobrar o valor total de todos os custos fixos da empresa, mas além desse custo precisamos entender quais são os custos variáveis da empresa.

Nesse post vamos focar nos custos variáveis principais e também calcular o custo variável de comissionamento do Mercado Livre, pois se calculássemos de todos os canais esse post ficaria bem extenso.

Os custos variáveis para custear a operação externa e interna são:

– Imposto sobre nota fiscal
– Comissão do Canal
– Margem de crescimento

Sempre quando você abre uma empresa que vende produtos e/ou serviços, um pedaço dessa empresa fica para o Governo (que são os impostos de saída). Esses impostos servem para custear toda operação municipal e federal, tais como: Saúde, segurança, educação, urbanismo etc… Como é um custo obrigatório e que cresce de acordo com o seu faturamento, é necessário projetar metas e projetar os custos de crescimento com impostos.

Abaixo irei fornecer uma tabela de faturamento do Regime Simples nacional que naturalmente é o mais viável para quem está começando a vender dentro do Mercado Livre:

Simples Nacional é composto por 5 anexos (tabelas). Cada anexo possui faixas de alíquotas diferentes. Conheça as alíquotas de cada anexo a seguir:

Anexo I – Participantes: empresas de comércio (lojas em geral)

como calcular o preço de um produto

Anexo II – Participantes: fábricas/indústrias e empresas industriais

como calcular o preço de um produto

Anexo III – Participantes: empresas que oferecem serviços de instalação, de reparos e de manutenção

como calcular o preço de um produto

Anexo IV – Participantes: empresas que fornecem serviço de limpeza, vigilância, obras, construção de imóveis, serviços advocatícios

como calcular o preço de um produto

Anexo V – Participantes: empresas que fornecem serviço de auditoria, jornalismo, tecnologia, publicidade, engenharia, entre outros

como calcular o preço de um produto

A comissão do canal de vendas Mercado Livre é de acordo com a categoria do seu produto e ticket médio, sendo assim vamos colocar que vendemos produtos de saúde e verificar o quanto realmente é o custo do canal.

Quanto custa vender no Mercado Livre em 2022?

Anunciar um produto no Mercado Livre é grátis, sempre. Lembre-se de que você somente paga quando vende. Em alguns tipos de anúncio, você pagará uma tarifa – que varia de acordo com a categoria do produto – ao vender.

O preço do seu produto deve ser acima de R$ 7. Se quiser vender produtos de baixo custo, como geralmente são comprados em quantidade, monte kits e os ofereça juntos em um mesmo anúncio.

Conheça as características dos diferentes tipos de anúncios para escolher o mais adequado aos seus negócios:

preço do anuncio no mercado livre

Tarifa de venda do Clássico e Premium.

Nesta tabela, você encontra alguns percentuais para produtos novos e usados, conforme a categoria e o tipo de anúncio escolhido.

tabela de preço mercado livre

Custo fixo em produtos abaixo de R$ 79. *
Para esses produtos, você pagará um custo fixo de R$ 5 por unidade, além da tarifa de venda do Clássico e Premium.

* Você não paga esse custo adicional em alguns produtos das categorias Livros, Moda e Beleza e Supermercado (com Mercado Envios Full).

Custos por oferecer frete grátis

Lembre-se de que você oferecerá frete grátis em produtos novos a partir de R$ 79.

Custos de frete pago pelo vendedor

Aqui temos duas frentes:
– Em produtos abaixo de 79,00 pagaremos uma tarifa de 5,00 por unidade vendida, além da comissão do canal acordada;
– Em produtos acima de 79,00 pagaremos um frete sobre a venda, além da comissão do canal acordada.

Agora falando sobre a margem de crescimento. Vale lembrar que devemos definir um percentual para crescer mês após mês para garantirmos que a empresa cresça com consciência e de forma gradual.

Então vamos colocar em prática nossos custos:

Pensemos no seguinte cenário. Temos uma empresa já consolidada, estamos começando a vender online e temos a meta de atingir 60 mil:

como calcular o preço de um produto

Custo Produto: 25,00 (custo no fornecedor);
Custo fixo/Margem de contribuição: R$1.639,00/2,73%;
Custo Variável Imposto: 4%;
Custo Variável Comissão canal: 12% quando Clássico + 5,00, transformando tudo em % temos 20,35%;
Custo Variável Crescimento: 50%;
Preço de venda: 59,90;
Lucro: 9,34.

Para melhor entendimento:

como calcular o preço de um produto

Sendo assim, nosso preço de venda para um produto de 25,00 será de 59,90, caso tenhamos uma margem de 16%.

Agora ficou muito simples você entender o financeiro da sua empresa e aprender a precificar de forma correta!

E para te ajudar ainda mais, preparamos uma planilha gratuita de precificação! Clique aqui para acessar.

Conforme você for atuando no dia a dia muita coisa vai sendo acrescida em seu processo de precificação, mas esse processo é o básico para você compreender de forma assertiva e não ter problemas e prejuízo, sempre pensando no futuro! 😊

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Autor

David do Valle

David do Valle

Meu nome é David do Valle e sou o CEO da Place2U, a maior aceleradora de negócios por meio de marketplaces. Com uma experiência de mais de 3 anos, ajudamos inúmeros empresários a aumentarem suas vendas e a construírem seus próprios impérios.

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52 respostas

    1. Olá Fabiana tudo bem? Espero que sim 🙂 Aplique mesmo! Você perceberá que conseguira fazer mais coisas, pois gera caixa de forma correta!

    1. Olá Egton tudo bem? Espero que sim 🙂 Obrigado! A ideia aqui é consegui condicionar muitas condições para quem está começando a vender no mercadolivre, além disso para quem ja tem um negócio aprender a vender no mercadolivre sem colocar todo custo operacional em um negócio que ainda está em validação!

  1. Cara hoje vejo o quanto o cálculo de preço é primordial, porém completo né, pois tem muita gente que fala sobre precificar e ensina custo + lucro e já era.
    Que aula irmão!!
    Tudo isso é conteúdo para um curso de no mínimo R$ 5.000,00
    Parabéns pelo trabalho Brow! Você é diferenciado

  2. Conteúdo enriquecedor. Eu não entendia nada de precificação, mas agora com toda essa explicação detalhada ficou tudo bem esclarecido. A planilha pronta foi a cereja do bolo.

  3. Para quem tem um está começando um ecommerce principalmente, é fundamental saber precificar, não tendo esse conhecimento a empresa pode ir buraco a baixo… O post é muito bem explicativo, deixa tudo bem claro e tenho certeza que vai ajudar muitas pessoas, sensacional!!!

  4. Conteúdo enriquecedor.
    Saber precificar é muito importante para chegar a um valor de venda final, levando
    em consideração seus gastos e despesas, pelo qual você terá seu
    lucro.

  5. Bom dia, tudo bem ?

    Me surpreendeu muito o inicio da orientação, e como ela foi se desenvolvendo, pois muitos orientadores que estão na internet, dão uma orientação muito ” fictícia ” , com um cenário e valores que muitas pessoas, que, querem começar a empreender, não tem, foi realista e lúcida de mais o artigo, que com certeza, irá ajudar bastante futuros empresários, de uma forma segura, focada, precisa e com muita maestria, meu sogro por exemplo, esta planejando a começar a vender nas plataformas online, e com um documento completo como esse, pode ter um futuro próspero, parabéns.

    1. Conteúdo sensacional , alta qualidade , profissional de alto nível, muito bom, precificar, saúde financeira da empresa é o mais importante . Parabéns pelo conteúdo e iniciativa de ajudar a outras empresas .

      1. Muito Obrigado pelos comentários e incentivos! Espero que ajude muito e transborde em mais gente esse conteúdo! Baixe a planilha de precificação tb para agilizar seu lado ^^

    1. Muito Obrigado pelos comentários e incentivos! Espero que ajude muito e transborde em mais gente esse conteúdo! Baixe a planilha de precificação tb para agilizar seu lado ^^

  6. São artigos assim que mostram o quanto a informação de pessoas que entendem, podem levar o seu negócio de um estágio para o outro, poucas pessoas se perguntam o quanto uma má precificação afeta negativamente e é isso que ele mostrou no vídeo e o melhor, mostrou como fazê-la de forma correta. Parabéns! Conteúdo riquíssimo!

    1. Muito Obrigado pelos comentários e incentivos! Espero que ajude muito e transborde em mais gente esse conteúdo! Baixe a planilha de precificação tb para agilizar seu lado ^^

  7. Conteúdo riquíssimo, é muito importante saber precificar seu produto de forma correta para não ter prejuízos e esse conteúdo te ensina exatamente tudo o que você precisa!!

    1. Muito Obrigado pelos comentários e incentivos! Espero que ajude muito e transborde em mais gente esse conteúdo! Baixe a planilha de precificação tb para agilizar seu lado ^^

  8. Quando pensamos em precificação, imaginamos que é apenas somar o quanto eu quero ganhar á mais e somar esse valor ao meu custo.. Conteúdo me deu uma direção nas minhas próximas precificações e até ajustar o que já estou trabalhando. TOP !!!

      1. Muito Obrigado pelos comentários e incentivos! Espero que ajude muito e transborde em mais gente esse conteúdo! Baixe a planilha de precificação tb para agilizar seu lado ^^

    1. Conteúdo riquíssimo, muito bom! Esse é um dos maiores problemas do empreendedor saber determinar o preço de seus produtos e você passou o conhecimento de maneira simples e bem didática, David! Já baixei a planilha e vou aplicar no meu dia a dia!
      Parabéns e obrigada pela disponibilidade!

  9. Que aula!! Saber precificar o seu produto para vender online é importantíssimo, e a maioria das pessoas só pensa no lucro com base no custo do produto, e não pensa em todos os outros custos operacionais envolvidos. Aqui ficou bem claro todos os pontos a considerar, muito bom!!

  10. Adorei o texto, esclareceu muitos pontos que ainda não sabia sobre precificação! O artigo mostra de forma clara e de fácil entendimento exemplos para uma precificação bem feita. É uma etapa super importante para a saúde financeira da empresa.

    1. Conteúdo riquíssimo em informação, não só para quem está começando uma empresa, mas também para quem já tem uma empresa e ainda não sabe fazer a precificação dos seus produtos. Esse conteúdo esclarece todas as dúvidas de como colocar o preço certo para gerar lucro.

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