Como cancelar uma venda no Mercado Livre

cancelar uma venda

Afinal, será que existe uma forma de cancelar uma venda no Mercado Livre sem afetar o seu termômetro (reputação)?

Dentro do Mercado Livre existe um percentual de vendas canceladas que uma conta pode ter.

Os motivos desse cancelamento podem incluir: anúncios feitos de maneira incorreta, falta de produto em estoque, arrependimento do cliente na compra do produto. Quando sua taxa de cancelamento é ultrapassada, isso afeta diretamente a sua reputação.

Como cancelar uma venda sem afetar sua reputação?

Cancelamento por arrependimento

Vamos supor que você está anunciando uma xícara. Na montagem do anúncio você descreve que essa xícara possui um material diferente, que evita que o calor passe para a parte externa e acabe queimando a mão do cliente.

Se por qualquer motivo o cliente percebe que isso não acontece, ele pode se arrepender e cancelar a compra.

Nesse momento é ideal que você entre em contato com o cliente e mostre que sua empresa e o produto são confiáveis, apontando todas as qualidades. Seu papel é convencer o cliente dos benefícios e experiências que ele pode ter ao adquirir aquele produto.

Cancelar venda por defeito do produto

No caso de um cancelamento derivado de um produto com defeito, o ideal é que você converse com o cliente para que ele não abra uma reclamação e você possa fazer a troca por sua conta.

Dessa forma você evita que sua reputação seja afetada e faz com que o cliente valorize a experiência que ele teve em relação a esse pedido.

cancelar uma venda

Cancelar venda por falta de estoque

Vamos supor que você vendeu um produto e não percebeu que não tinha mais em estoque (veja a importância de ter um ERP), ou até tinha, mas o produto estava com defeitos.

Nesse caso, você precisa (novamente) entrar em contato com o cliente, explicar a situação e tentar convencê-lo – de maneira honesta e justa – a abrir uma reclamação por arrependimento. A reclamação por arrependimento não afeta sua reputação.

Dessa forma você ganha tempo para resolver o problema do cliente e mantém seu termômetro intacto.

Tenha produtos para fazer substituições

Em casos como esses, em que o produto acaba em estoque ou está com defeitos, é interessante que você tenha produtos similares ao que o cliente efetuou a compra.

Se for um produto superior, você faz o envio sem cobrar nada a mais por isso. Se for um produto inferior, você faz o envio de duas ou mais unidades, considerando até enviar um brinde, para tentar compensar o problema.

Lembrando claro, de alinhar com seu cliente essas ações, visando sempre deixá-lo satisfeito, mantendo assim, uma boa reputação da sua conta.

Cancelamento por parte do vendedor

Por último, mas não menos importante, temos o cancelamento que vem por parte do próprio vendedor.

Esse cancelamento pode acontecer quando o vendedor percebe que colocou preço errado no anúncio.

Para evitar esse tipo de cancelamento é importante que você sempre precifique corretamente seus produtos antes de anunciá-los. Se quiser entender mais sobre precificação, leia o artigo do nosso blog e baixe nossa planilha de precificação gratuita!

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Autor

David do Valle

David do Valle

Meu nome é David do Valle e sou o CEO da Place2U, a maior aceleradora de negócios por meio de marketplaces. Com uma experiência de mais de 3 anos, ajudamos inúmeros empresários a aumentarem suas vendas e a construírem seus próprios impérios.

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