Vendas organizadas em múltiplos canais usando um ERP

vendas organizadas

Uma das formas de aumentar as vendas de uma empresa é estar presente em diversos canais. Loja física, loja virtual própria e diversos marketplaces são algumas das opções mais conhecidas pelos lojistas.

Mas como fazer para controlar as vendas, atendendo bem o cliente e não esquecendo de nenhum pedido? Esse é o papel do ERP. Neste conteúdo, você vai conseguir entender por que usar um ERP pode ser essencial para o sucesso das vendas. Confira.

Por que usar um ERP?

Manter as vendas organizadas é um grande desafio. O tempo disponível é curto e é complicado acessar cada canal de venda para verificar o que foi comprado pelos consumidores. Esse trabalho manual também é passível de erros, o que pode comprometer a operação ou causar uma má experiência de compra ao cliente.

O ERP vem para contornar esses problemas e trazer facilidades ao dia a dia de quem vende. Ele centraliza as informações do negócio, bem como as vendas realizadas. Dessa forma, fica fácil verificar tudo que foi vendido e partir para as próximas etapas, como emissão de notas e despacho da encomenda.

E de que forma um sistema de gestão pode te auxilia nas vendas em múltiplos canais?

Controlando tudo que acontece nos bastidores de uma loja principalmente. O cliente não vê, mas uma série de atividades precisa ser realizadas para que tudo ocorra conforme o planejado. Veja 3 das principais e qual o papel do ERP em cada uma.

1. Integração com soluções do mercado

Antes mesmo de receber uma venda, é preciso anunciar os produtos. O ERP traz uma vantagem essencial, que é a integração com diversas soluções, o que gera economia de tempo necessária para criar cada anúncio.

Com os produtos cadastrados no ERP, basta enviar para cada canal de venda desejado, como loja virtual e marketplaces. Nesse momento, são criados os anúncios para que os consumidores possam comprar os produtos.

Além disso, a integração tem mais benefícios. Quando um cliente compra os itens anunciados, o pedido pode ser importado para o ERP, sem a necessidade de acessar cada canal para verificar o que foi vendido. Além da economia de tempo, as chances de esquecer um pedido são praticamente nulas.

ERP tiny

2. Emissão de notas fiscais

As notas fiscais fazem parte da lista de obrigações de uma empresa. Elas garantem mais segurança na hora da compra, caso o cliente precise acionar a garantia ou necessite trocar um produto. Além disso, a emissão de notas é essencial para que o negócio se mantenha em dia com o fisco.

Essa etapa do pós-venda, quando realizada manualmente, ocupa muito tempo na rotina do vendedor. O ERP é um facilitador, pois realiza a emissão em poucos cliques, visto que os pedidos foram importados anteriormente. Portanto, basta selecionar os pedidos e gerar as notas fiscais para que, posteriormente, sejam enviadas para a Secretaria da Fazenda e tenham validade fiscal.

É importante salientar que, para emitir notas, a empresa precisa configurar um certificado digital no ERP, estar apta para emitir notas no Estado de origem da empresa e ter Inscrição Estadual para recolhimento de ICMS.

3. Controle de estoques

Essa é uma das funcionalidades mais importantes para quem vende em múltiplos canais. Já imaginou precisar atualizar manualmente os estoques de todos os produtos a cada venda? O trabalho seria enorme, e as chances de vender o mesmo produto duas vezes seriam gigantescas. Sem contar a frustração do cliente que poderia comprar um produto que não tem estoque disponível para envio, o que, facilmente, o levaria a comprar do seu concorrente.

O ERP chega para tirar mais esse peso das costas dos sellers. A facilidade é que, com a integração, os estoques são atualizados automaticamente sempre que a baixa for efetuada no ERP. Veja um exemplo prático para entender melhor.

– A empresa comprou 10 calças na cor azul.
– A entrada foi realizada no ERP através da nota fiscal.
– Os canais de venda são atualizados com o novo estoque e ficam com 10 unidades para serem vendidas.
– O ERP importa o pedido de 1 calça e a lança o estoque.
– Agora, os canais de venda ficam com estoque de 9 calças, evitando rupturas de estoque.

Essa movimentação automática de estoques acontece tanto na venda quanto na compra de produtos. Então, é sempre importante deixar o ERP com estoque correto para que seja refletido em todos os canais.

O ERP ajuda os negócios a crescerem

Organizar as vendas é essencial para o negócio crescer, e o ERP tem papel fundamental no processo. Ele centraliza as informações de múltiplos canais, a fim de que o gestor consiga avaliar quais estão trazendo melhores resultados. Além disso, os estoques se mantêm atualizados e as notas fiscais são emitidas rapidamente, otimizando o tempo no trabalho.

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Daniela Borsoi

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