Comportamento: quem é você quando ninguém está vendo?

análise comportamental

O grande desafio atualmente para a sociedade – e nisso inclui as organizações – é o comportamento humano. Cada pessoa é um universo de pensamentos, emoções, desejos, um acúmulo de experiências que as tornam quem são, sejam elas boas ou ruins.

Este acúmulo de história compõe a essência da sua pessoa (seu caráter) que por sua vez se expressa externamente pelas atitudes (seu comportamento).

Gosto sempre de trazer o exemplo de uma família. Na casa os pais são comunicativos falam alto e são muito expressivos, a criança vê e convive com este exemplo, ela cresce desta forma e nesse ambiente. Como você acha que ela será? Quando esta pessoa já adulta chega na empresa, ela fala de maneira aberta se comunica de maneira constante, isso nada mais é do que a expressão do acúmulo de experiência que ela viveu e quem ela se tornou – uma pessoa comunicativa.

“Caráter é aquilo que você é quando ninguém está te olhando.”

Quando ninguém está te vendo, quem é você? Qual a sua essência?

Não se pode “atuar” por muito tempo, cedo ou tarde o comportamento expressará quem somos por dentro no dia a dia, na empresa.

Com o passar dos meses e até mesmo dos anos, ou você fortalece a impressão inicial positiva que te deu a grande oportunidade de trabalho da sua vida, ou você a faz escoar pelos seus dedos.

É trágico ver grandes profissionais, cheios de habilidades, mas com um comportamento tão defeituoso. A empresa é composta de pessoas, ou melhor dizer, a empresa é composta de histórias, de caráter, de comportamentos.

O grande conflito para um gestor é quando o maior gap da sua equipe não é técnico, e sim comportamental. Sim, isso é muito comum. Bons profissionais que não sabem ouvir os outros, não sabem trabalhar em equipe, outros que não respeitam e não reconhecem a hierarquia, ignoram regras, burlam orientações e dão o “jeitinho” muito famoso em nossa cultura.

E como uma empresa consegue lidar com este grande desafio?

1º Contrate caráter, treine habilidades

É importante identificar na seleção de pessoas, aquelas cujo valores tenham sincronia com a empresa, e que por sua vez, venham a se comportar desta forma. Além disso, ferramentas tais como o teste comportamental ajudam a identificar o perfil de cada pessoa. Mas toda contratação em si, acaba sendo uma aposta, que com o passar do tempo vemos se foi assertiva ou não.

2º Recalibre os gaps comportamentais

É muito desafiador conhecer o ser humano, não é uma tarefa fácil e rápida, o tempo dirá, e muito mais, as situações difíceis irão expor quem é esta pessoa. Em momentos de crises da empresa, vemos quais são as pessoas que estão pela empresa, e aquelas que não estão. Também por meio de gaps internos da empresa, vemos aqueles que com paciência compreendem que tudo se trata de uma jornada de aprendizado e com humildade cooperam para o crescimento da empresa, e aqueles que “jogam a tolha” a atuam totalmente de forma discrepante do que a empresa espera.

“Suas atitudes falam tão alto que eu não consigo ouvir o que você diz.”

Não se trata de muito falar, quando o comportamento derruba tudo aquilo construído com palavras e bons discursos. Um pilar para um bom profissional não se baseia simplesmente no que você é capaz de falar ou sua habilidade, mas sim no profissional que você é (composto pelo muito conhecido conceito CHAconhecimento, habilidade e atitude).

É importante que o gestor direcione por meio de muito feedback instantâneo, ou seja, aconteceu um desvio comportamental, que ele dê o feedback após o incidente. Dessa forma o colaborador vai sendo moldado e entende quais atitudes ele precisa melhorar. No final tudo isso não apenas o afeta positivamente como profissional, mas também como pessoa. O papel da empresa muitas vezes é o de educar.

Diante de uma sociedade com famílias tão desestruturadas que formam pessoas com gaps significativos de comportamento, hoje a empresa se une a todas as demais instituições de ensino a fim de modelar o caráter humano.

3º A liderança deve ser o exemplo

Por fim, o papel mais importante de um líder é ser um exemplo, um modelo que os demais queiram seguir. O líder deve inspirar por meio de atitudes no dia a dia, e isso refletirá no tipo de equipe que ele terá. Se você, como líder, deseja que seu liderado seja pontual, seja você o primeiro a chegar e cumprir com seus compromissos. Você não pode esperar do liderado aquilo que você mesmo não cumpre!

Sendo a empresa um composto de pessoas, o caráter e a força da mesma dependem das pessoas que a compõe. Se na minha empresa meu foco é vendas, preciso trazer pessoas persuasivas, comunicativas; se minha empresa é de T.I, preciso trazer pessoas focadas, e a introspecção não é um problema tão grave.

Uma empresa bem sucedida, acima de tudo, precisa ter pessoas que ela pode contar, que sejam comprometidas e acreditem no negócio e propósito da empresa!

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Autor

Camila Gomes

Camila Gomes

Responsável pelo setor de RH da Place2u, iniciou sua carreira na área em 2014 como estagiária, após isso participou de uma expansão portuária com mais de 100 admissões e atuou como BP. Tem por fundamento a consultoria em RH para apoio estratégico da gestão, e é pós-graduada em Gestão e Desenvolvimento pela FGV.

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