Cultura organizacional

cultura organizacional

Um país forte é um país cuja cultura é forte e evidente. A cultura está nas decisões da mais alta liderança, na criação dos filhos, no convívio nas escolas, nas casas, na sociedade, no idioma, na forma de se vestir, nas festividades, na herança cultural de geração em geração, nos valores das pessoas, no sorriso das pessoas, nos seus sonhos.

Eu elencaria muitos outros itens, mas em resumo, a cultura é a essência de uma nação, de um povo, de uma tribo, de um grupo.

Por meio dela – sem que se ensine – elas andam, vivem, se movem, decidem. Toda nação tem uma cultura, mas a grande questão é: ela é forte ou fraca? Você conhece a cultura dos Estados Unidos? De tão forte, ela influencia até mesmo outros países, por exemplo.

Analisando a cultura

Trazendo para o ambiente organizacional, todas as empresas tem uma cultura, mas em sua maioria é uma cultura fraca, que ninguém entende e sabe explicar. Quando a empresa tem uma cultura forte, todos são capazes de entender sua essência, seu propósito, sua história e qual sua meta, não há nada nebuloso, confuso, tudo é claro e transparente.

Na sua empresa, você consegue identificar a cultura? As pessoas dentro da empresa conseguiriam responder isso também? Se você ficou na dúvida, temos um farol vermelho de alerta.

Existem alguns cenários:

– Cultura forte;

– Cultura fraca;

– Cultura equivocada, necessário um trabalho para mudança de cultura.

É muito fácil você entender os dois primeiros, ou tem cultura forte ou ela é fraca, mas e quando a cultura está equivocada? O que fazer? Antes de tudo é importante que a alta liderança tenha em mente qual realmente é a cultura da sua empresa.

planejando a cultura organizacional

Alguns passos importantes:

1- O diagnóstico e construção: você precisa ouvir os que vivem a cultura no dia a dia, ouvir a todos. Estar de coração aberto para isso é muito importante, pois você ouvirá coisas boas e ruins, visões diferentes, até que por fim identificará qual a real cultura.

Quando a cultura é forte, ela só não está estruturada e formalizada, então basta juntar as peças desse quebra-cabeças e relatar ela através de muitas vozes. 

Existem empresas que criam um “código de cultura”, outras criam um “livro de cultura”, e a finalidade de todas é tirar aquilo que era misterioso e registrar, tornar tangível a todos. E claro, dar direcionamentos para todos a partir dos valores da empresa. Aqui na Place2u nossa construção foi da seguinte forma:

– Diagnóstico por meio de relato dos colaboradores;

– Construção com a liderança;

-Construção geral de todo o apanhado juntamente com aquilo que já vivenciávamos.

Ao juntar os diagnósticos identificamos vários pontos em comum, e isso trouxe mais certeza na direção que estamos e serviu de base para construção de todo material.

Existe também momentos nos quais há um choque de culturas e pensamentos dentro de uma mesma empresa, vivenciei isso há alguns anos e foi necessário a contratação de uma empresa especializada para realizar os diagnósticos.

2- Apresentar e replicar: é importante que haja um momento de apresentação para a equipe, reconhecer que toda construção foi um trabalho com muita cooperação deles. Considero este momento como um “divisor de águas”, este momento é cheio de significado e importância para a equipe, pois o que era um mistério agora está em suas mãos, qual atitude todos terão definirá quem está ou não na cultura da empresa.

3- Embaixadores da cultura: em tudo é necessário que haja modelos, não é diferente na cultura, é essencial que pessoas personifiquem o que é a cultura daquela empresa, que vivenciem no seu dia a dia em palavras e atitudes. 

Muitos falam que esta é a responsabilidade única da liderança, e sim, de fato eles tomam a iniciativa, mas além deles, é necessário que outras pessoas pilares sustentem a cultura da empresa, eles se tornam os guardiões que fazem com que a cultura se mantenha viva por mais que passem os anos, entrem e saiam pessoas, eles são aqueles que estão ali firmes nesse mesmo propósito.

A cultura da empresa deve ser identificada, formalizada, e sustentada, assim eu resumiria, inclusive, para que fique mais claro de forma prática eu animo você a ler o nosso Código de Cultura que está no rodapé do nosso site. Espero que este conteúdo possa ajudar para a construção da cultura da sua empresa.

Até o próximo tema!

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Autor

Camila Gomes

Camila Gomes

Responsável pelo setor de RH da Place2u, iniciou sua carreira na área em 2014 como estagiária, após isso participou de uma expansão portuária com mais de 100 admissões e atuou como BP. Tem por fundamento a consultoria em RH para apoio estratégico da gestão, e é pós-graduada em Gestão e Desenvolvimento pela FGV.

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4 respostas

    1. Realmente é muito importante que todos entendam a cultura da empresa tanto os líderes quando os funcionários em geral, parabéns pela ótima explicação!

  1. Importante conocer la importancia de una cultura en la organización. Muy buena aportación de un tema que para muchas organizaciones puede pasar por alto.

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