Tem um e-commerce? Então aproveite as datas comemorativas e venda muito!
As datas comemorativas são responsáveis por grande parte do faturamento de inúmeros negócios, e o e-commerce não fica de fora dessa. A cada ano que passa, o mercado de compras online fica mais aquecido e busca crescer suas receitas com maiores investimentos para vender mais nesses períodos sazonais.
Quer saber como se preparar e aproveitar as datas comemorativas para aumentar suas receitas? Fique com a gente e te mostraremos como!
Principais datas e dados
Para começar o seu planejamento, é preciso primeiramente conhecer quais são as datas sazonais mais importantes para o comércio. Entre elas, podemos citar:
Dia das Mães (segundo domingo de maio)
O Dia das mães tem um grande peso no varejo nacional, ocupando em segundo lugar entre as datas com maior número de vendas (atrás do período Black Friday/Natal). De acordo com um levantamento realizado pela Ebit/Nielsen, os e-commerces tiveram um aumento de cerca de 5% no dia das mães em 2019, faturando em torno de R$ 2.2 bilhões – com destaque para os setores de produtos de beleza e saúde, voltados ao mercado de turismo e relacionados à moda.
Dia dos Namorados (12 de junho)
Data importantíssima para o comércio brasileiro, as vendas costumam ir muito bem no Dia dos Namorados. De acordo com a pesquisa feita pela Ebit/Nielsen, apesar do ticket médio ter caído um pouco em 2019 (cerca de 17%), a data ainda assim girou aproximadamente R$ 2.2 bi pelo incrível crescimento do número de pedidos em cerca de 50%.
Dia dos Pais (segundo domingo de agosto)
O Dia dos Pais é uma tradicional data no calendário do varejo brasileiro, mas vem crescendo especialmente no meio digital. Em 2019, foi uma das datas com maior volume de vendas – com crescimento de cerca de 20% em comparação ao ano de 2018 – faturando R$ 2.5 bi (Ebit/Nielsen)
Dia das Crianças (12 de outubro)
Em 2019, a data teve um crescimento de 23,9% – girando incríveis R$ 3 bi em vendas no meio online (de acordo com relatório feito pela Social Miner, em parceria com a Compre & Confie).
Black Friday
A data mais nova no calendário brasileiro, a Black Friday vem ganhando muita força no comércio nacional e sendo responsável por grandes números de venda. Em 2019, o faturamento foi de mais de R$ 3 bi, uma alta de cerca de 23,6% em relação ao ano anterior (Ebit/Nielsen).
Natal
A grande data para o comércio brasileiro alcançou números muito expressivos em 2019 – com incríveis R$ 14.1 bi em vendas (crescimento de 29,9% em relação a 2018) e mais de 31 milhões de pedidos, de acordo com relatório realizado pela Compre&Confie.
Lembrando que essas são as datas mais importantes para o comércio como um todo, mas cada negócio é diferente e, por isso, é necessária uma análise individual quanto ao nicho em que você atua para encontrar boas oportunidades junto ao seu público!
4 dicas para vender mais
Agora que você já marcou quais são as principais datas comemorativas em seu calendário, chegou a hora de entender como fazer para transformar esse conhecimento em números reais no seu negócio!
Analise seu histórico
O ponto de partida deve ser uma análise detalhada do seu histórico de vendas e de concorrentes em datas comemorativas. Leve em conta:
- Em qual data vendeu mais? E em qual vendeu menos?
- Como você se preparou para a data?
- Qual estratégia seus concorrentes utilizaram?
- Houveram cases de sucesso? Quais práticas foram utilizadas?
A análise é extremamente importante para identificar onde ocorreram erros e acertos e para possibilitar um planejamento firme e consciente para os momentos presentes e futuros.
Planeje com antecedência
Logo após a sua análise inicial e com as suas datas em mente, comece a planejar suas ações e promoções com antecedência. O que será feito? Quanto será investido na data comemorativa em questão para atrair mais clientes e vendas? Quais as questões logísticas que precisam ser levadas em conta para possibilitar a execução da(s) sua(s) ideia(s)?
Um planejamento firme representa mais possibilidade de sucesso e vendas para você e seu negócio!
Pense em cada data individualmente
Esse ponto merece muita atenção. É preciso pensar em cada data, seu contexto e suas particularidades para desenvolver ações e planos que consigam trazer o retorno esperado em vendas. O principal é a fuga do óbvio: muitos empreendedores se prendem a ações genéricas que, embora possam sim ser bem planejadas e apresentarem bons resultados, nem sempre alcançam as expectativas. Pensando em cada data de forma específica, aumentam as chances de boas ideias e cases de sucesso.
Certifique-se quanto à estrutura
De nada adianta ter boas promoções e ideias geniais de ações se a sua estrutura não estiver preparada para atender os clientes. Aqui, não somente falamos de estrutura física e estoque, por exemplo, mas a experiência do consumidor também, seja em seu site, atendimento e etc. Lembre-se que o processo de compra envolve vários fatores igualmente importantes.
Se prepare, planeje e siga nossas dicas e venda muito mais!
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