Dropshipping – A venda sem estoque e sem investimento

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Dropshipping – A venda sem estoque e sem investimento

Já pensou fazer vendas pela internet sem ao menos possuir um estoque do produto ou mesmo sem realizar nenhum tipo de investimento para custos de logística? Impossível né?! Pois o dropshipping está aí para mostrar que é sim possível, mas vamos analisar as vantagens e as desvantagens deste tipo de negócio.

Segundo Bianca Rossignoli, Social Media da Place2U, “Você deve criar uma loja online, seja num marketplace ou e-commerce, anunciar os produtos e claro, escolher bem o seu fornecedor”.

A escolha do fornecedor é de suma importância, já que a negociação com ele é que vai definir a lucratividade da operação, tendo em vista que o processo, em resumo, acontece da seguinte maneira: o cliente realiza a compra do produto junto à sua loja online; a partir daí você realizar um pedido junto ao fornecedor do produto já inserindo os dados do seu cliente; a entrega é realizada pelo fornecedor ao seu cliente; as informações presentes na embalagem do produto serão as suas, já que o cliente comprou na sua página e não na do fornecedor.

Vantagens do Dropshipping

mercado livre e shopee

Investimento zero: como mencionado no início do texto, caso você deseje iniciar vendas pela internet, porém esteja sem dinheiro para investir, o dropshipping torna-se uma alternativa viável.

Logística: a partir do momento em que você realiza a compra junto ao fornecedor inserindo os dados do seu cliente, a logística passa a ser responsabilidade dele, fazendo com que não haja custo e nem qualquer esforço logístico de sua parte.

Estoque: não haverá problemas com o investimento em produtos que posteriormente não tenham procura por parte dos clientes.

Desvantagens

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Controle de qualidade: o fato de não haver a necessidade de nenhum contato com o produto, faz com que você não consiga garantir a qualidade do material que está sendo enviado ao seu cliente.

Falta do produto: se por um lado não ter a necessidade da existência de um estoque, há um aspecto que pode tornar-se um problema com relação a isso. Pode acontecer de um cliente solicitar o produto e este estar em falta junto ao seu fornecedor.

Prazo de entrega: assim como todos os demais aspectos logísticos, o prazo de entrega também não depende de você, o que pode se tornar uma desvantagem, principalmente se você fizer dropshipping Internacional

Outra desvantagem avaliada pela especialista é o fato de não haver a exclusividade do produto em sua loja, já que o seu fornecedor será provavelmente o de outras lojas, que venderão o mesmo produto que o seu.

“Nesse mundo digital, das compras online, as pessoas buscam por compras mais rápidas, principalmente em marketplaces, então isso pode se tornar uma desvantagem para sua loja”. – avalia Bianca.

“Vale ressaltar que a reputação dentro de um marketplace conta muito para fazer com que o algoritmo te indique para mais pessoas, portanto, dependendo do seu objetivo o dropshipping pode ser muito mais desvantajoso do que o contrário. Esse tipo de venda pode sim ser uma boa estratégia para quem quer começar e não tem como investir, mas deve ser feita de maneira inteligente, focando bastante no relacionamento com o cliente para superar o que você não pode controlar.” – conclui Bianca.

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Autor

Cristovão Menezes

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