A raiz desta pergunta já nos acompanha há algum tempo, desde que as vendas pela internet iniciaram. E posso lhe responder à pergunta do título dizendo que SIM, é seguro comprar em marketplaces!
Esta modalidade, que é responsável atualmente por aumentar substancialmente o faturamento dos varejistas e, proporcionar aos clientes uma enorme gama de opções em diversos tipos de produtos, é uma das maneiras mais seguras de se comprar nos dias de hoje.
Gigantes como Amazon, Americanas, Mercado Livre, Casas Bahia, entre outras, abrem espaço para que empresas parceiras realizem as vendas através de suas plataformas, porém, para que o façam, devem atender exigências que garantem a idoneidade do processo.
O que garante a segurança numa compra via marketplace?
– Exigências das plataformas: Como abordamos acima, os critérios que as plataformas de Marketplace exigem das empresas interessadas em vender em seus espaços são fundamentais para garantir que não haja problema junto aos clientes que venham a realizar as compras, como inscrição CNPJ, capacidade de distribuição, entre outros.
– Suporte dentro da plataforma: Caso aconteça algum problema entre o momento da realização da compra e a efetiva entrega do produto, a comunicação entre cliente e vendedor deve ser feita dentro da própria plataforma de Marketplace, o que garante maior confiabilidade.
– Avaliação do vendedor: Após a compra de um produto junto à plataforma de Marketplace, é possível avaliar a experiência, mencionando tanto a qualidade do produto quanto a relação com o vendedor (entregou corretamente? Houve problema? Foi resolvido o problema?); desta maneira, no momento da escolha de um produto, é fundamental verificar se as avaliações para determinado vendedor são boas.
– Segurança de dados: As plataformas de Marketplace têm trabalhado e investido cada vez mais sem segurança de dados, ou seja, as suas informações (cartão, senha, CPF…) estão protegidas nestes ambientes de compra.
– Responsabilidade da plataforma de marketplace: Além de ceder o espaço para divulgação e comercialização dos produtos, as plataformas são também responsáveis pelos possíveis problemas que venham acontecer, que, inicialmente devem ser resolvidos pelo próprio vendedor, todavia, caso chegue à uma situação irremediável (o que raramente vem acontecendo), a plataforma de Marketplace deve solucionar a questão.
É lojista? Então se liga nessa informação:
Os Marketplaces são as principais plataformas de vendas, que vem crescendo cada vez mais, tendo em vista que são ambientes onde os lojistas podem expor seus produtos/serviços aos clientes, contando com diversos benefícios oferecidos pela plataforma, como por exemplo o da própria exposição em mecanismos de busca e, geralmente trabalhando com o CPA (Custo por Aquisição) onde o lojista repassa valor ao gestor do Marketplace somente quando há venda.
É praticamente impossível realizar uma compra atualmente, seja qual for o produto ou serviço sem que uma opção vinculada à um Marketplace não apareça na pesquisa: Mercado Livre, Amazon, Americanas, Shopee, Magazine Luiza, etc. Portanto, é trivial que seu produto esteja vinculado aos Marketplaces, contando com uma consultoria expert que o faça projetar e lucrar tanto quanto você imagina!
Responsáveis por 60% das vendas online, os marketplaces definitivamente podem ser a chave para AUMENTAR o seu faturamento!
Saia do ZERO e aprenda a vender dentro dos maiores marketplaces do mercado!
🎁 CLIQUE AQUI e GANHE uma avaliação gratuita da sua conta de Seller.
7 respostas
Excelente conteúdo!! Realmente os marketplaces tem investido cada vez mais para uma compra mais segura, ganhando a confiança dos clientes. Mercado que só tem crescer!
Acho engraçado que algumas pessoas ainda têm medo de comprar nos marketplaces, com toda a segurança que eles garantem como está descrito no texto: suporte da própria plataforma, avaliação da loja / produto, dentro outros fatores. Adoro fazer compras online e hoje me sinto muito mais segura comprando num marketplace que um e-commerce, pois sei que se acontecer qualquer problema com minha compra, a plataforma vai me dar o suporte necessário para resolver.
Eu mesmo trabalhando com vendas online sempre tive dificuldades em comprar online, mas ultimamente to achando além de seguro, rápido!
Eu tinha certo receio no início também, mas aos poucos fui confiando mais, ainda mais pela segurança que o Mercado Livre me deu, eu sou fã e só compra lá, rs
É seguro, é prático…o lojista que não está no marketplace está perdendo muita oportunidade de aumentar sua parcela de mercado viu.
Hoje os marketplaces estão com um foco muito maior nos clientes, plataformas cada vez mais seguras e além disso uma variedade de vantagens como prazo de entrega, preço e diversidade de produtos disponíveis para compra!