Vender online é uma realidade que não retroagirá e isso é um fato. Mas qual tipo de comércio é melhor para a sua empresa? Marketplace e o e-commerce?
Bom, em primeiro lugar, vale destacar que conceitualmente, o e-commerce engloba todos os tipos de comércio online, inclusive os Marketplaces, porém, atualmente, quando falamos em e-commerce, este tipo de varejo é vinculado à venda realizada através de uma loja online de uma empresa, por exemplo: tenho uma loja de almofadas e decido abrir um site e passar a vender minhas almofadas através deste site.
Enquanto que o Marketplace, em resumo e de maneira simplificada, trata-se de um “shopping center online”, onde essa mesma loja de almofadas não carece de ter um site próprio, já que poderá anunciar os seus produtos no Marketplace, junto de tantas outras lojas (inclusive de almofadas). Como um lojista vai decidir entre um e outro?
Qual a diferença entre Marketplace e e-commerce?
INVESTIMENTO
E-commerce: o empresário deverá investir o suficiente para toda a criação e manutenção de seu negócio, desde site até mecanismos de segurança nas áreas de pagamento com relação aos dados de seus clientes, bem como na divulgação de sua marca para que o cliente possa localizar sua página de vendas durante suas buscas.
Marketplace: toda a estrutura de venda, incluindo a área de segurança de dados é de responsabilidade da plataforma, não havendo nenhum tipo de gasto por parte do lojista, que repassa valores à plataforma de Marketplace somente quando houverem vendas.
MARKETING
E-commerce: quando iniciado um site de vendas por exemplo, este deverá ser divulgado para que os clientes cheguem até o seu negócio, o que significa ainda investimento de tempo e dinheiro.
Marketplace: seus produtos serão divulgados para uma enorme gama de pessoas que visitam as plataformas de Marketplace, assim como um shopping center mesmo, além dos mecanismos de busca que este tipo de comércio proporciona ao lojista.
CREDIBILIDADE
E-commerce vs Marketplace: imagine que você pretenda comprar um aparelho celular e comece a pesquisar os modelos e preços na internet. Pois bem, você localiza o produto que pretende comprar por um preço baixo, porém, em um site desconhecido (e quando digo desconhecido, é aquele tipo de site que nunca nem existiu, já que foi lançado a pouco tempo). Todavia, seguindo as buscas, você depara-se com o mesmo modelo de celular, com um valor um pouco maior somente, na Amazon. Em qual das plataformas você faz a compra? Bom, sua resposta já explica a questão da credibilidade entre os dois tipos de varejo.
LOGÍSTICA
E-commerce: quando você vende um produto em uma loja, seja física ou em um e-commerce, deve se preocupar com a questão logística, desde a quantidade em estoque até frete e a efetiva entrega do produto ao cliente, devendo arcar, claro com o custo e administração deste processo.
Marketplace: quando a venda é realizada em um Marketplace, o lojista também deve se preocupar com a entrega, obviamente, porém, plataformas como o Mercado Livre por exemplo, contam com parcerias de transportadoras, o que facilita a vida do lojista, inclusive esta facilidade é encontrada na manutenção de estoques, já que toda a gestão de seus produtos é integrada.
Afinal, o que é melhor?
Atualmente, levando em conta essas e outras diferenças, podemos afirmar que o Marketplace leva vantagem quando uma empresa está iniciando nas vendas online, porém, caso trate-se de uma marca bastante consolidada no mercado, o e-commerce pode ser uma alternativa bem viável. E por que não, neste caso, apostar nas duas frentes?
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4 respostas
A questão da segurança é um ponto de grande força nos Marketplaces sem dúvidas.