Se você chegou até esse artigo, provavelmente está buscando por novas possibilidades de trabalho, seja para complementar sua renda ou para investir em uma carreira nova em uma das áreas que mais cresce no mercado.
Trabalhar com marketplaces, principalmente se o objetivo é empreender e ter um negócio de sucesso, pode ser exatamente o que você procura!
Afinal, o que é um especialista em marketplace?
É um profissional dinâmico que sabe lidar com os detalhes e particularidades de como funciona o processo de vendas online e entende todas as diferentes etapas envolvidas nos processos de marketplace, como cadastro de produtos, precificação, chamados, protocolos, trocas e devoluções e o mais importante: técnicas estratégicas para vender mais.
Com a finalidade de desenvolver seus conhecimentos e habilidades com marketplace, iremos apresentar cinco caminhos fundamentais que você deve aprender para se tornar um especialista em marketplace!
Logística
O primeiro ponto é falar da logística – também conhecida como o calcanhar de aquiles aqui no Brasil. Aqui, dois pontos são principais:
- Organização dos fretes
A maior dificuldade certamente gira em torno de centralizar várias tabelas de fretes de transportadoras em um único canal. Por isso, um diferencial importante para evitar maiores dores de cabeça é contar com uma empresa que centralize o cálculo de fretes em um único lugar (como por exemplo a Intelipost e a Frenet).
- Tamanho das encomendas
É de suma importância levar em conta o tamanho dos produtos. Encomendas grandes e volumosas, além de dificultarem o transporte, também dificultam o colocar automático do código de rastreamento individualmente em cada venda advinda de cada canal.
A dica é: escolha um produto que facilite sua logística ou trabalhe a fundo para que ela funcione bem.
Precificação
Enquanto muitos fatores são importantes para o sucesso do seu negócio, existe um que é comum a qualquer negócio, digital ou não: o retorno. De nada adianta ter uma estratégia perfeita, contar com um plano de logística impecável se as vendas de produtos não estiverem trazendo lucro. É necessário por isso, planilhar os custos, impostos, comissões do marketplace e, é claro, a sua margem – para conseguir precificar seus produtos de forma correta e não arcar com prejuízos.
Compras
Ao contrário do que se imagina, o principal setor para um comércio online saudável não é o de vendas – mas o de compras. Comprar mercadorias de qualidade (evitando trocas e devoluções) por um bom custo benefício pode ser o diferencial de um negócio de sucesso e um que acaba logo em seu início. Uma empresa é um grande sistema, que precisa que todas as suas pequenas engrenagens trabalhem em conjunto para que um objetivo seja alcançado. Comprar certo, em outras palavras, é garantir a sobrevivência em um mercado competitivo. Compre para lucrar e não para agradar. Compre para vender e não para encalhar.
Tarifas e comissionamento
Ninguém trabalha de graça – e você pode incluir os marketplaces nessa conta. O comissionamento é o que faz com que as plataformas lucrem e continuem operando. Dessa forma, ainda que seu cliente cancele uma compra, você será cobrado pela estrutura que possibilitou que aquela transação fosse possível (ainda que tenha sido cancelada posteriormente). Não é o melhor dos mundos, com toda a certeza, mas este impacto no seu bolso pode ser reduzido: agências partners (como a Place2U) conseguem negociar o comissionamento e oferecer descontos exclusivos em alguns marketplaces aos nossos parceiros.
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Dicas de ferramentas
Por último, mas não menos importante, a base de todo o ecossistema falado até o momento: as ferramentas. Processos são necessários em todos os negócios, e a maior parte deles pode ser realizado e inclusive melhorado através de ferramentas – de controle financeiro, automação e gerenciais, por exemplo. Todo investimento voltado ao seu negócio é válido e te aproxima do cenário ideal.
Quanto a ferramentas, duas dicas:
- Bling! ERP
Bling! é uma ferramenta que resolve os eventuais problemas que se possa ter quanto ao estoque. Através dela você consegue controlar o estoque e mandar seus produtos para vários canais de vendas.
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- Tray
A outra plataforma indicada é voltada a quem quer ter um ecommerce e deseja vender no mercadolivre – possibilitando um maior controle de anúncios ao usar a estratégia de ter diversos anúncios do mesmo produto utilizando palavras-chave diferentes.
Existem diversas ferramentas para realizar os mais diversos processos. Fique de olhos abertos às novidades do mercado, teste e se mantenha atualizado sempre!
Seguindo essas dicas, você estará um passo mais perto de se tornar um especialista em marketplace e impulsionar seus negócios!
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