A busca por melhorias e desenvolvimento dos processos tem sido constante, uma vez que o mercado está cada vez mais exigente e competitivo. A utilização de alguns sistemas e metodologias, contribuem para a organização e gestão de processos e de um time, aumentando a produtividade e trazendo melhores resultados.
Pensando nisso, o sistema kanban, é uma técnica de gestão visual desenvolvida para manter o ritmo de produção sempre constante, facilitando o entendimento dos processos, melhorando o planejamento e gestão de tarefas.
O que é o kanban e como aplicar?
Desenvolvido na década de 1950 pela empresa Toyota, o sistema se dá pela gestão visual das atividades. É um sistema que utiliza cartões de tarefas fixados em um quadro onde seja possível a visualização por todos. Sua utilização se dava nos processos industriais, afim de controlar a produção, vendas e estoque. Sua eficácia foi tão grande, que ainda hoje é um dos principais sistemas na gestão de processos, e sua utilização engloba todas as esferas da produtividade, em especial o gerenciamento de tarefas.
Mas como aplicar esse processo? Utilizando um quadro dividido em colunas com cartões subdivididos em “pendente”, “em andamento” e “concluído”, no qual os cartões ou até mesmo post-its são fixados. Conforme o andamento do projeto, o cartão com a atividade é direcionado para a respectiva coluna que corresponde ao seu atual status. Além de que, o uso de cores para dar prioridades ou atribuir uma responsabilidade, também pode ajudar a compreensão visual de todo o fluxo de trabalho.
Com esse sistema, torna-se mais fácil identificar quais tarefas vão ser realizadas, quais deverão ter o foco da equipe e quais já foram concluídas, para que a próxima etapa se inicie. Possibilitando também, a identificação de obstáculos, travas e prioridades no fluxo.
Quais as vantagens?
O Kanban tem como uma das principais vantagens, sua praticidade e baixo custo de implementação, podendo ser utilizado em qualquer nível da empresa, através de um quadro, ferramentas online ou até mesmo com posts-its, possibilitando a gestão de
O sistema ainda apresenta outras vantagens, como por exemplo:
– Priorização de tarefas;
– Aumento da produtividade;
– Melhora na comunicação entre equipes;
– Organizar pessoas e processos;
– Controle e aprimoramento de prazos de entrega;
– Visualizar a capacidade de produção da equipe;
– Eliminar atividades desnecessárias.
O Kanban funciona de forma interativa, ou seja, as tarefas evoluem para a próxima fase do processo somente após a conclusão da fase anterior. Esse recurso permite que os responsáveis pelo projeto priorizem os recursos com maior potencial ou urgência, fazendo ajustes quando necessário e direcionando as ações que a equipe deve realizar.
E quando um projeto é dividido em ações menores, permite mais foco em uma parte da equipe, além de revisões rápidas e eficientes. Dessa forma, riscos ou atrasos se tornam mais previsíveis e seu impacto pode ser minimizado, facilitando a resolução e conclusão rápidas.
Portanto a implantação deste sistema proporciona rapidez e eficiência no acompanhamento e gerenciamento de projetos, possibilitando um resultado final em menos tempo e maior qualidade!
Você sabe como montar seu planejamento estratégico? Caso não saiba, aqui mesmo no nosso blog temos um post referente a isso, caso esteja interessado Clique Aqui!
Responsáveis por 60% das vendas online, os marketplaces definitivamente podem ser a chave para AUMENTAR o seu faturamento!
Saia do ZERO e aprenda a vender dentro dos maiores marketplaces do mercado!
🎁 CLIQUE AQUI e GANHE uma avaliação gratuita da sua conta de Seller.
5 respostas
Na minha visão Kanban é excelente, fica muito fácil ter uma visão macro dos processos e tarefas.
Assunto importante para empresas que querem alcançar grandes resultados. Ótima ferramenta para otimizar os processos e alcançar resultados mais rápidos.
Muito interessante essa forma de organização de processos e tarefas.