Profissional de sucesso: 5 características que ele deve ter

Um ser humano é totalmente distinto do outro: seja desde sua personalidade até o seu código genético, todos temos nossos traços, psicológicos ou físicos, diferentes. Porém, levando para o lado profissional, os grandes profissionais têm muitas diferenças, mas suas principais qualidades se assemelham. Por exemplo, Jeff Bezos e Elon Musk.

Duas pessoas completamente diferentes, mas muito parecidas em suas características profissionais. Os ideais, como manejam suas equipes e criativamente acham soluções para problemas do cotidiano do cliente. Essas qualidades se assemelham e são espelhadas para diversos outros profissionais.

5 características que todo profissional de sucesso deve ter

Inteligência Emocional

Para o profissional, é de extrema importância ter essa habilidade desenvolvida. Inteligência Emocional é ter uma gestão consciente de suas emoções.

Gerindo e entendendo nossos sentimentos, percebemos de que forma podemos encaixá-los em momentos específicos. Um exemplo é usar o sentimento que te alavanca positivamente quando você precisar de uma dose de motivação no trabalho.

Isso também gera um convívio harmônico no ambiente de trabalho, uma vez que se entende como não deixar seu emocional afetar as relações interpessoais na sua equipe.

Essa característica é fundamental para qualquer profissional de sucesso: muitas turbulências irão ocorrer, porém, é preciso ter resiliência e inteligência emocional para não ruir.

profissional

Flexibilidade

Mudanças ocorrem, ainda mais quando não esperamos por elas. O mercado de trabalho funciona assim.

Tendo isso em questão, um bom profissional é aquele que entende essa situação, e melhor ainda: se adapta a ela. É essencial que a empresa conte com um profissional que consiga se flexibilizar e se adaptar mentalmente – e até mesmo fisicamente – às mudanças que surgem.

Considerando o que foi falado acima, entende-se a flexibilidade como uma qualidade de se adaptar a diversos cenários, conseguindo interagir facilmente com essas novas situações.

Uma nova vaga que precisa ser preenchida por alguém experiente, uma proposta de cargo em outra cidade, novo setor na empresa. Diversas mudanças podem ocorrer, e mentalmente temos que estar prontos.

Empatia

Seja você líder ou não na sua empresa, empatia é uma forte característica que todo profissional deve ter.

A empatia, não só no âmbito profissional, demonstra o quanto você consegue compreender e ler as outras pessoas, e, simultaneamente, se colocar no lugar delas, entendendo seu ponto de vista.

Com um cliente, é fundamental que você tenha empatia para entender suas necessidades, sanar elas e antever necessidades futuras. E obviamente, numa situação de atendimento ao consumidor, demonstrar que você está genuinamente entendendo o que ele quer, faz com que ele veja mais credibilidade no seu atendimento.

Já com um colaborador, é fundamental que você tenha empatia para entender as limitações dele, e simultaneamente, ver o que pode ser extraído para ele se lapidar dentro da empresa. Um modelo de gestão mais “humanizado” permite que você consiga ter uma conversa mais precisa desses tópicos, até entender o colaborador.

Com essa característica, você sendo um gestor pode olhar por uma visão macro para sua equipe, e detalhadamente para cada colaborador, e vantajosamente irá entender melhor questões de absenteísmo (excesso de ausências), poderá aumentar a motivação e produtividade, e também entender o que pode ser feito para melhorar o trabalho em equipe.

profissional criativa

Criatividade

A criatividade é uma característica importante para fazer você visualizar situações de diferentes formas. Por consequência, novas ideias surgem, e causam atitudes inovadoras.

A habilidade de gerar inovação é muito buscada pelas empresas, sendo uma das habilidades-chave para se destacar no mercado de trabalho, ainda mais se colocar em uma balança a quantidade de empresas de sucesso: o que as torna diferente das demais no seu seguimento?

A resposta é: a inovação.

Então, um profissional criativo e inovador, que consiga trazer novos ares para a empresa, destacando ela na multidão, é extremamente valioso.

Comprometimento

O comprometimento se conceitua em realizar as suas atribuições exigidas de maneira produtiva e eficiente.

Um colaborador comprometido está disposto a realizar com entusiasmo o que lhe é solicitado, sempre se preocupando com datas e com a qualidade na entrega.

Projetos novos, ou até mesmo demandas com alta responsabilidade sempre são atribuídas a pessoas com essa característica, tornando-a praticamente uma peça coringa na equipe.

Os profissionais que se dedicam para desenvolver essas características, certamente constroem uma sólida carreira.

Responsáveis por 60% das vendas online, os marketplaces definitivamente podem ser a chave para AUMENTAR o seu faturamento!

Saia do ZERO e aprenda a vender dentro dos maiores marketplaces do mercado!

🎁 CLIQUE AQUI e GANHE uma avaliação gratuita da sua conta de Seller.

Autor

Gabriel Soares

Gabriel Soares

Compartilhe nas mídias:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

5 respostas

  1. Verdade, pessoas de sucesso tem as mesmas características. Acho que de todas as listadas no texto, a inteligência emocional é a principal, pois com ela você automaticamente tem todas as outras. Muito bom o conteúdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Domine os marketplaces e construa um império de lucratividade

Domine os marketplaces e construa um império de lucratividade

Especialistas em vendas online

Atendimento

Nossas Redes

© PLACE2U - GERENCIAMENTO DE VENDAS DIGITAIS.

Antes de você ir,

tenho um PRESENTE pra você

Descubra o preço ideal para seus produtos com nossa planilha de precificação gratuita

Planilha de precificação

Quantos funcionários tem na sua empresa?(obrigatório)
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Open chat
Precisa de ajuda?
Olá, 🤚
Em que podemos te ajudar?