O Planejamento Estratégico, como o nome já diz, é um importante aliado para o desenvolvimento saudável e consciente do seu negócio. Quer saber como elaborar o seu? Siga os nossos passos abaixo!
Crescer é planejar. Não se engane, não existe achismo no mundo dos negócios. Nenhum empreendimento, seja grande ou pequeno, consegue avançar e se desenvolver sem planejar seus próximos passos, tomando suas decisões baseadas em dados e análises concretas.
O que é planejamento estratégico?
O planejamento estratégico é certamente um processo gerencial que deve ser encarado como uma ferramenta para traçar e alcançar objetivos para o seu negócio, considerando todos os fatores envolvidos na operação. O desenvolvimento desse plano de ação deve ser realizado com calma e além disso, considerar os objetivos da empresa, alinhando o momento atual, os caminhos já percorridos e a visão de futuro em uma única estratégia.
Como fazer um planejamento estratégico?
Ao mesmo tempo em que é primordial contar com um planejamento bem definido, criar um do zero pode não ser das tarefas mais fáceis, e é por isso que estamos aqui!
Conheça agora quais são os 6 passos para elaborar o seu planejamento estratégico e coloque em prática ainda hoje:
1 – Encontrar o produto
O primeiro passo para então desenvolver o seu planejamento estratégico tem a ver com o seu produto (e se aplica para serviços, também). Ele pode ser dividido em três partes:
○ Parte A – Escolha do Nicho/produto em si
Caso o seu negócio já conte com uma loja física, esse processo pode ser encurtado, pois você certamente já realizou uma pesquisa e decidiu com quais produtos/nicho de produtos iria trabalhar. Nesse caso, pule para a parte B.
Se você ficou aqui, é sinal de que está começando o seu negócio. Dessa forma, é preciso pensar com muita calma com qual produto/gama de produtos irá trabalhar. Nesse ponto, é claro que gostar e/ou afinidade com o produto é importante, mas ainda mais é encontrar oportunidades. Resumindo: sempre o seu negócio é maior do que os produtos que vende.
○ Parte B – percepção do público
Logo após a definição do seu produto, o caminho segue para a pesquisa de campo. É preciso entender como o público enxerga e se relaciona com os produtos a serem vendidos. No entanto, nesse momento, é ideal que se entre em lojas/marketplaces diferentes (preferencialmente de concorrentes) e faça uma análise da avaliação e dos comentários deixados por consumidores.
Dê uma atenção maior às avaliações negativas. No momento em que focar nelas, você poderá entender se é válido seguir com a venda do produto em questão (caso contrário, retorne à parte A).
Mas, também entender o que o seu negócio pode fazer de diferente para melhorar a percepção sobre um determinado aspecto (preço, atendimento, garantia, etc.).
○ Parte C – Desempenho do Produto
Fechando o primeiro passo, avançamos ao desempenho do produto. Essa etapa consiste em avaliar as vendas do produto sobre determinado período de tempo, para novamente, avaliar se o produto escolhido vale o investimento. Pode ser feita através da análise de matérias, notícias na mídia ou manualmente. Nesse último caso, utilizaremos o Mercado Livre para ilustrar como essa análise, por conseguinte, pode ser realizada:
- Acesse o código fonte de um anúncio do Mercado Livre (botão direito + exibir código fonte)
- Pressione Ctrl + F para abrir a caixa de pesquisa na nova aba aberta
- Digite ‘Starttime’ e pressione Enter
Ao realizar o procedimento acima, será possível encontrar quanto tempo de vida determinado anúncio tem na plataforma. Juntando essa informação com a quantidade de unidades vendidas, será possível identificar se o produto tem o desempenho necessário para ser a aposta do seu negócio.
2 – Validação
Em suma, o segundo passo consiste em entender como as buscas pelo produto acontecem e quais estratégias estão dando certo, para entender e aplicar no seu negócio. Existem diversas ferramentas no mercado, por exemplo – tanto pagas quanto gratuitas – que podem possibilitar um maior entendimento sobre o processo de vendas. Cabe a você avaliar quanto pode/está disposto a investir para validar esses produtos e anúncios.
Quanto maior for o seu conhecimento, melhores irão ser os seus anúncios e as suas palavras-chave, aumentando as chances do consumidor certo encontrar o produto que você está vendendo.
3 – Financeiro em dia
A organização do seu financeiro está diretamente ligada com o sucesso que pode ser alcançado. Por isso, criar um fundo de caixa é uma forma de garantir um retorno dos seus recebíveis para a própria empresa, possibilitando a recompra e aumento de estoque dos seus produtos, sem abalar o fluxo regular do seu financeiro.
4 – Expansão do Negócio
Diretamente ligado ao tópico anterior, a expansão é importante, principalmente no começo. Aumentando o seu leque de produtos e criando um catálogo diversificado, seu faturamento irá aumentar e a empresa, consequentemente, crescer.
5 – Foque na Sua Loja
Em seguida, o quinto passo consiste em investir na sua própria loja virtual. Depois de já estar vendendo bem nos marketplaces, é importante atrair os clientes para a sua própria loja, onde seu controle é muito maior. Sem custos de comissão para plataformas e possibilidade de negociar diretamente com as administradoras de cartão, é possível criar mais promoções, dar mais descontos e buscar a construção de uma fidelidade por parte dos clientes com a sua loja.
6 – Tráfego
A chave do sucesso. Se você quer vender no seu negócio online, precisa que as pessoas cheguem até lá e vejam o que está sendo vendido. Dessa forma, o tráfego é um ponto que pode determinar o seu sucesso ou pode ser o grande empecilho para alcançar suas metas e objetivos. Se trazer potenciais clientes é um passo importante para o seu negócio, retê-los é tanto quanto ou ainda mais.
Por isso, invista canais de distribuição de conteúdo, como e-mail marketing, listas de transmissão e grupos (Telegram e WhatsApp) e até a sua própria conta do Instagram. O objetivo maior é impactar essas pessoas com novidades e oportunidades fidelizar os clientes.
Acompanhe nosso blog para não perder nenhum conteúdo e mantenha-se sempre atualizado!
Responsáveis por 60% das vendas online, os marketplaces definitivamente podem ser a chave para AUMENTAR o seu faturamento!
Saia do ZERO e aprenda a vender dentro dos maiores marketplaces do mercado!
🎁 CLIQUE AQUI e GANHE uma avaliação gratuita da sua conta de Seller.
5 respostas