Responsabilidade Social: o que é e qual o papel de sua empresa

responsabilidade social

O que é responsabilidade social?

Responsabilidade Social é um tema extremamente importante para ser estudado por empreendedores, já que atualmente (e já há algum tempo) ocupa as pautas empresariais na mente dos clientes, que buscam cada vez mais por produtos que não só atendam às necessidades propostas, como também possam agregar valor à vida social.

Na prática, um cliente espera que a compra que ele realiza possa contribuir de certa maneira com o bem social. E como isso ocorre? Bem, a maneira mais simples na qual fica clara tal “contribuição”, é quando temos a certeza de que aquela empresa direciona determinado valor (%) do seu lucro para entidades do terceiro setor, por exemplo, como ONG’s.

responsabilidade social

Como uma empresa pode atuar?

Porém, existem outras maneiras de se demonstrar a responsabilidade social de uma empresa, como por exemplo, o bem realizado no meio ambiente, como o plantio de árvores, a preservação de determinada área, o cuidado com os animais, etc.

E quando falamos em responsabilidade social para com o meio ambiente, não necessariamente devemos pensar no termo como sendo somente áreas florestais e levarmos em conta fauna e flora, mas, atualmente, a grande diferença que as empresas podem realizar é naquele ambiente em que ela mesma está inserida, ou seja, nas proximidades de sua sede, por exemplo.

A construção de áreas de lazer, praças esportivas ou as próprias melhorias de infraestruturas para viabilizar a implantação da empresa naquele local (asfalto de ruas, redes de esgoto), fazem a diferença na vida das pessoas e demonstram já uma determinada responsabilidade social.

Vale lembrar que as empresas não geram somente empregos e riquezas, mas também influenciam em questões políticas e sociais, já que o posicionamento sobre temas relevantes para a sociedade como racismo e homofobia, por exemplo, auxiliam na construção da imagem institucional.

E como deter responsabilidade social dentro das vendas em marketplaces? Talvez a maneira mais simples seja a venda de produtos que já atendam aos “critérios” de responsabilidade social, o que acaba sendo, inclusive, uma tarefa fácil, já que como vimos até aqui, as pessoas já estão extremamente propensas pela busca destes produtos. Ah, e porque não deixar bem claro em seu anúncio, as características do produto que contribuem para com a sociedade? Sim, essa é uma estratégia básica porém de grande relevância.

E aí, gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e até a próxima!

Responsáveis por 60% das vendas online, os marketplaces definitivamente podem ser a chave para AUMENTAR o seu faturamento!

Saia do ZERO e aprenda a vender dentro dos maiores marketplaces do mercado!

🎁 CLIQUE AQUI e GANHE uma avaliação gratuita da sua conta de Seller.

Autor

Cristovão Menezes

Cristovão Menezes

Compartilhe nas mídias:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Domine os marketplaces e construa um império de lucratividade

Domine os marketplaces e construa um império de lucratividade

Especialistas em vendas online

Atendimento

© PLACE2U - GERENCIAMENTO DE VENDAS DIGITAIS.

Antes de você ir,

tenho um PRESENTE pra você

Descubra o preço ideal para seus produtos com nossa planilha de precificação gratuita

Planilha de precificação

Quantos funcionários tem na sua empresa?(obrigatório)
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.