Como não ter prejuízo em 2024: 5 Dicas para ter um ano próspero

Prejuízo

Mais um fim de ano. E, com ele, chegam as novas responsabilidades e metas pro próximo. Todo empresário sabe que dezembro não é mês de férias. Lógico, curtir o natal e ano novo com família e amigos é essencial, mas, você não pode se esquecer das suas responsabilidades, caso contrário, vai acabar no prejuízo.

Dezembro, portanto, é um mês crucial para que seu próximo ano não seja uma bagunça e, muito menos, um fracasso. É agora que você deve levantar tudo o que rolou e projetar tudo o que vai rolar. E, hoje, eu vou te mostrar como não ter prejuízo em 2024, com 5 dicas pra você não se perder nesse planejamento e ter um ano próspero nas vendas.

1. Pra começar, vamos falar de marketing e comercial, a sua porta de entrada de clientes

Levante dados sobre todas as campanhas realizadas em 2023. Considere o que deu certo e pode ser reciclado (em um formato diferente), o que não foi tão bem, mas dá pra dar uma segunda chance, e o que deu errado e você não voltará a fazer.

Não esqueça que os setores de marketing e comercial exigem muito investimento, portanto, faça um plano orçamentário que preveja o quanto você vai investir e o quanto você espera que retorne. Monitore tudo isso muito bem, por favor. Esse é um dos caminhos para ter um ano próspero nas vendas e não ter prejuízo em 2024.

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2. A segunda dica tem a ver com a curva abc dos seus produtos

Faça um levantamento de todo seu portfólio e analise o que vai continuar na curva A, na curva B e na curva C, ou seja, o que não muda.

Observe se há produtos de curva C, por exemplo, que acabaram sendo validados e podem se tornar curva A, bem como se há produtos de curva B que deixaram de performar e acabam se tornando curva C.

Veja, principalmente, o que vai sair do seu catálogo. Ah, e não esqueça de fazer uma análise de tendências para validar novos produtos que não estejam no seu catálogo.

Aqui no blog temos diversos artigos sobre o tema e no nosso Instagram também, sem contar o nosso canal no YouTube. Dá uma olhada pra você aprender ainda mais. Com essa dica, você fica mais próximo de ter um ano próspero nas vendas e não ter prejuízo em 2024.

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3. Partindo pra terceira dica. Chegou a hora de fazer uma análise profunda das suas finanças

Estude cada gasto, cada investimento, cada entrada. E, como estamos falando do encerramento do ano, pergunte-se: “Eu bati a meta de 2023?”. Se a resposta for sim, independente de ter ultrapassado ou cravado, crie a meta para ter um 2024 próspero nas vendas.

E não tenha medo de sonhar alto. Se sua empresa foi capaz de bater a meta ou, até mesmo, superá-la, quem garante que você não consegue bater o triplo disso?

Mas, não se iluda achando que está no caminho certo. Esse caminho pode ter sido o melhor para bater a meta passada, mas será o melhor pra bater a futura?

Caso você não tenha batido a meta, considere: foi por pouco ou passou longe? Se passou longe de bater, analise tudo o que deu errado e se previna para não cometer os mesmos erros no ano que está por vir. 

Se chegou perto, faça uma nova meta, mas fique atento com os pontos que não te permitiram alcançar aquilo que você almejava. Nunca se esqueça que um verdadeiro especialista em vendas tem a capacidade de se antecipar. Assim, você não vai ter prejuízo em 2024.

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4. Para quarta dica, eu quero falar de tendências

Fique de olho em cada tendência para o ano de 2024. E eu não tô falando só do seu segmento. Analise tendências de outros mercados, outros segmentos, absorva o que pode bombar nas redes sociais, o que está acontecendo no mundo: a política, a economia, a sociedade como um todo.

O caminho do especialista em marketplaces requer que ele esteja a par de absolutamente tudo, já que ele entende que até a menor coisa pode favorecer, ou desfavorecer, o andamento do negócio. É sobre se antecipar. Sobre entender cada passo que você vai tomar e como o mundo pode te afetar, pro bem ou pro mal.

Essa é provavelmente uma das dicas mais valiosas para conseguir ter um ano próspero nas vendas e não ter prejuízo em 2024. Então, siga à risca, você não vai se arrepender!

💡 Veja também: Produtos mais vendidos no Mercado Livre: Como saber quais são?

5. Nesta quinta (e última) dica, vamos falar de 5W2H

Essa é uma ferramenta de gestão integrada no planejamento estratégico de empresas. Você deve usá-la para avaliar, acompanhar e garantir que todas as atividades sejam executadas com clareza e excelência.

E o que significa esses 5W e os 2H? Começando pelos W’s: What – o que será feito; Why – por que será feito; Where – onde será feito; When – quando será feito; Who – quem fará.

Já os H’s: How – como será feito; How much – quanto vai custar. Aqui no blog, temos um artigo completo e detalhado sobre o tema e um vídeo no YouTube, ensinando você a usar esse método, na prática, dentro do Notion!

Pois é, 2023 nem acabou e você já está na frente dos seus concorrentes em 2024. Seguindo essas dicas corretamente, sua empresa não terá prejuízo em 2024 e vai bater qualquer tipo de meta que você quiser traçar. Preparado para ter um ano próspero nas vendas?

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Conclusão

Em meio às festividades de fim de ano, você não pode tirar sua atenção das suas responsabilidades. Repito, dezembro não é um mês de descanso absoluto! O planejamento cuidadoso neste momento crucial não apenas assegura um Natal e Ano Novo tranquilos, mas também, estabelece as bases para um ano seguinte próspero.

Ao seguir essas cinco dicas, focadas em áreas-chave como marketing, gestão de produtos, finanças, tendências de mercado e estratégias de execução, é possível conseguir um ano próspero nas vendas e não ter prejuízo em 2024.

A análise crítica das campanhas passadas, o gerenciamento eficiente do portfólio, a avaliação profunda das finanças, a antecipação de tendências e a implementação da metodologia 5W2H são pilares essenciais para uma jornada de negócios bem-sucedida!

Esteja à frente da concorrência, aprendendo com os erros do passado e antecipando-se aos desafios futuros. Com uma abordagem proativa e estratégica, a sua empresa estará preparada para não apenas atingir metas, mas também superá-las! O resultado: um ano próspero nas vendas, sem prejuízo em 2024. Esteja preparado para trilhar o caminho do sucesso!

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Autor

Clarice Silva

Clarice Silva

Com mais de 4 anos imersa no universo dinâmico do marketing, Clarice Silva traz sua paixão pela narrativa visual para o centro do palco. Como experiente editora de vídeos, ela transforma ideias em histórias envolventes, dando vida às marcas de maneira única.

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8 respostas

  1. Um prazer enorme criar um conteúdo de tanto valor! Espero que apliquem essas dicas e tenham muito sucesso em 2024. Que o novo ano seja próspero para todos nós!

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